
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
A noite desta segunda feira (07), marcará o encontro de Atlético e Botafogo, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola irá rolar no Mineirão, a partir das 20h00.
O jogo é de suma importância para ambas as equipes, que ainda lutam por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. O Galo, que ocupa atualmente a 8ª colocação com 52 pontos, poderá, em caso de vitória, terminar a rodada em 6º lugar, posição que garante vaga direta na próxima “Liberta”. Já o Fogão, que está no momento em 10º, com 47 pontos, sonha ainda com uma vaga na pré-Libertadores. Para isso, o time carioca precisa terminar a competição nacional em 7 ou 8º colocado.
O retrospecto no encontro dos alvinegros, mostra uma vantagem para o time treinado por Luiz Castro. Em 79 jogos, são 33 vitórias do Botafogo, 26 do Atlético, além de 20 empates. Pelo Campeonato Brasileiro, o equilíbrio é ainda maior. São 21 vitórias do Botafogo, 20 do Atlético e 14 empates. No total são 125 gols marcados pelos cariocas e 109 pelos mineiros.
Entretanto, para os atleticanos mais supersticiosos, uma boa notícia. Nas 10 últimas vezes em que se enfrentaram, o Galo tem ampla vantagem. São 7 vitórias, duas derrotas e 1 empate. A última vez em que o Atlético perdeu para o Botafogo, jogando como mandante, foi em 10 de Agosto de 2011. Naquela oportunidade, jogando no Ipatingão, os cariocas venceram por 2×1, com gols de Herrera e Maicosuel. Richarlyson descontou para o Galo. Em Belo Horizonte, a última derrota foi em 27 de Agosto de 2008, pela Copa Sul-Americana, por 5×2.
Desde então, 12 partidas com o Atlético como mandante (11 em Belo Horizonte e uma em Sete Lagoas). Foram 9 vitórias atleticanas e 3 empates.