Hoje Atlético e Cruzeiro se enfrentam, às 18H, no Mineirão, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. Um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro, com uma rivalidade histórica dentro e fora de campo.
Mas a grande pergunta é, existe favorito em clássico?
Durante a semana, os jogadores do Atlético ressaltaram que não. O zagueiro Nathan Silva, fez questão de pregar o respeito ao adversário, e a importância do clássico para todos.
Não, não somos favoritos. É um clássico, onde são duas camisas muito pesadas. Então, a gente sabe da importância do clássico, aqui para nós jogadores, para os torcedores, mas, vamos entrar com muita vontade, intuito de vencer o jogo, mas sabemos que vamos enfrentar uma grande equipe. Então, é trabalhar muito, com muita dedicação, para que a gente venha realizar um grande clássico.
O atacante Keno, não falou diferente. Disse que não existe favorito em clássico, que será um jogo muito igual, provavelmente decidido nos detalhes.
Em clássico não tem favorito. A gente sabe que clássico temos que entrar ligados. Sabemos que a equipe deles também vai entrar com força para ganhar o jogo. A gente sabe que se decide em detalhes, e temos que entrar muito concentrados nessa partida, porque vai ser um jogo muito igual, de muita pegada. Sabemos que nosso grupo tem muita qualidade para isso. Mas, se a gente não colocar vontade, não vai.
Os jogadores do Atlético não responderam nada diferente do que se espera hoje, onde o mundo vive uma onda de violência e é preciso entender que o adversário é um colega de trabalho, uma pessoa que merece respeito e onde a pura e simples provocação não pode ser aceita de forma a incentivar casos como os vistos na última semana.
Mas, apesar do tom respeitoso, a verdade é que existe, sim, favorito em clássico. Basta ver nas casas de apostas quanto pagam para a vitória do Atlético hoje e quanto pagam para a vitória do Cruzeiro. E no clássico de hoje, especificamente, o Atlético é amplo favorito, por uma série de fatores.
O Atlético vive um momento bem melhor do que o Cruzeiro. Começou o ano como terminou a temporada passada: conquistando título. Possui um elenco tecnicamente mais forte do que o celeste. Um time que tem mais entrosamento, que já joga junto há pelo menos um ano. E que perdeu apenas dois titulares em relação a última temporada – o zagueiro Junior Alonso e o atacante Diego Costa. Um grupo que possui um ótimo ambiente, inclusive, sendo citado por vários jogadores, como o fator preponderante para as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021.
Outro fator que pode ser destacado é a questão do individual. Com jogadores decisivos que o elenco atleticano possui. Diferente do clássico do ano passado, em que o Cruzeiro venceu, hoje, Hulk vive um grande momento, sendo eleito inclusive o melhor atacante do futebol brasileiro na temporada passada, e nessa, segue o mesmo caminho, tendo 5 gols em 5 jogos. Keno, que no clássico passado também não vivia um grande momento, hoje é titular absoluto do time e outro com grande poder de decisão.
Para finalizar, a questão da torcida também tem um grande peso numa partida como essa. No jogo de hoje, o Atlético é o mandante e terá a maioria esmagadora de torcedores no Mineirão. Foram colocados à venda uma carga total de 56.360 ingressos, sendo que, 5.241 foram destinados à torcida do Cruzeiro, o que representa 9,29% da carga total. Os ingressos estão praticamente esgotados.
Portanto, existe favorito em clássico, porém, não quer dizer com isso que o favorito vá vencer. Precisamos voltar ao clássico do dia 11 de abril de 2021 em que o Atlético, na ocasião, também era favorito, mas dentro de campo não soube se impor e perdeu por 1 a 0.
Para vencer um clássico, não basta ser favorito, tem que ter atitude dentro de campo, de um time que quer a vitória. Tem que ter foco, determinação, entrega, humildade, não menosprezar jamais seu adversário e jogar o jogo como uma final de campeonato, onde muitas vezes a vontade sobressai a técnica.
Hoje teremos um grande jogo, se o favorito vai vencer, só saberemos à partir das 18h.