Logo Deus Me Dibre
Atlético

Faltam 13 jogos! E a história está mudando!

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Faltam 13 jogos para o término do Brasileiro, para o Atlético. Isso mesmo, treze jogos separam o Galo do tão sonhado título. E para aqueles supersticiosos, treze é Galo.

Mas o torcedor atleticano, está longe de já comemorar o título. Afinal, a história do Atlético deixou marcas que fazem com que o torcedor seja precavido.

Durante esse jejum de quase 50 anos, sem o título nacional, existiram várias decepções. Por várias vezes o Galo bateu na trave e perdeu o título, seja por vacilo dele mesmo ou por ser prejudicado pelas arbitragens.

Como o diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano, disso ontem, “se tivesse o VAR, na década de 70, 80, o Galo hoje, certamente, teria outros títulos na sua coleção”.

O torcedor aguarda, ansiosamente, para que a matemática, defina logo o campeonato e consagre o Galo como campeão. Enquanto isso não acontecer, o torcedor continuará com um pé atrás. Os matemáticos da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ) dizem, que as chances do Atlético ser campeão são de 90,3%, contra 9,2% do Flamengo. Porém, nem assim, com essa grande vantagem nos números, a massa atleticana ousa comemorar antes da hora.

O lema hoje na torcida alvinegra é, sem “oba oba” , sem “já ganhou”. Todos com humildade e com os pés no chão.

Mas o torcedor já tem que se preparar, porque a história está mudando e o final tem tudo para mudar também. Vide o jogo de quarta-feira contra o Santos.

No princípio, a história parecia se repetir e o torcedor ficou angustiado. Afinal, uma hora antes de começar a partida, ficou sabendo que o destaque do time no momento, Hulk, não teria condições de jogo. Logo no momento decisivo do Campeonato Brasileiro. Nesse instante, a cabeça do torcedor começou a ter lembranças, e veio a sensação de que já havia visto esse filme antes. Afinal, não era a primeira vez, que um destaque do time ficou fora num momento decisivo. Por exemplo, na final do Brasileiro de 1977, Reinaldo o grande destaques do time, suspenso, não jogou, e o Galo amargou o vice-campeonato invicto da competição. Em 1999, na final do Campeonato Brasileiro, Marques, um dos destaques do time naquele ano, ao lado de Guilherme, lesionado, ficou fora da decisão, o que custou o título ao Galo.

Mas as coincidências não ficariam por aí. Ao começar a partida, o Atlético se deparou com um jogo difícil, contra um time que brigava para fugir da zona de rebaixamento. E teve dificuldades para conseguir fazer seu gol. E em dois lances capitais no primeiro tempo, a arbitragem deixou de marcar dois pênaltis a favor do Galo. Claro  que o torcedor lembrou, de vários episódios na história do clube, em que ele foi prejudicado pela arbitragem. Vários fantasmas vieram à tona, no intervalo da partida, por conta desses dois lances. O temor do torcedor em relação ao restante da partida, aumentou.

E para piorar ainda mais a situação, logo no início do segundo tempo, o Santos saiu na frente do placar. Aí o torcedor se lembrou do ano passado, em que o Atlético perdeu o título para ele mesmo, ao ser derrotado por times que estavam na parte de baixo da tabela, como Vasco e Goiás, que inclusive, acabaram sendo rebaixados.

Porém torcedor, a história mudou. Hoje se Hulk não pode jogar, o Atlético tem Diego Costa para o seu lugar. E mesmo assim, se a coisa não funcionar, no banco tem  Nacho Fernández. E foi o que aconteceu, o argentino saiu do banco, para no segundo tempo, com sua habilidade e  precisão nas bolas paradas, virar o jogo e dar a vitória para o Galo.

E mais um indício que a história mudou, e que se o Atlético foi prejudicando em dois pênaltis não marcados no primeiro tempo, no segundo tempo, o time não se entregou e além de empatar com um gol de cabeça de Nathan Silva, o time teve a seu favor mais dois pênaltis. E desta vez, diferente do que história poderia contar, o árbitro marcou os pênaltis a favor do Galo. Isso mesmo senhores, o árbitro marcou dois pênaltis a favor do Galo em um jogo decisivo. Há alguns anos atrás, principalmente sem o VAR, isso seria difícil de acreditar.

No final, uma vitória sofrida, com detalhes semelhantes a um filme de drama, o que já faz parte da rotina do torcedor atleticano.

Portanto torcedor, a história mudou, você tem que se acostumar com isso e se preparar para o que vem pela frente. Faltam 13 jogos e se o Atlético mantiver sua regularidade, fatalmente será Campeão Brasileiro.

Atualize seus exames cardíacos, para que você não seja surpreendido de maneira negativa quando o título chegar. Afinal, na Libertadores de 2013, muitos torcedores tiveram problemas, inclusive de coração, ao se depararem com o título. Imagem então, a emoção do reencontro com um título após quase 50 anos ?

Pois bem torcedor, se prepare e entenda, a hora do Galo, chegou. Esteja preparado. Faltam 13 jogos!