Felipão fala de expectativa e responde sobre utilização de Scarpa e garotos da base no mineiro

Compartilhe

O Atlético começou a sua pré-temporada na última segunda-feira (08). Os trabalhos na Cidade do Galo, neste momento, estão focados em testes e avaliações médicas, fisiológicas e fisioterápicas. Além disso, haverá ainda atividades físicas em campo, comandados pela comissão técnica.

Para 2024, o Galo conta com praticamente o mesmo elenco da última temporada. Para a diretoria alvinegra, este é o maior reforço do clube. Dos principais jogadores que estiveram a disposição de Luiz Felipe Scolari, Réver não atua mais pelo time, já que “pendurou” as chuteiras e Hyoran, já apresentado no Internacional, não teve seu contrato renovado.

Se na zaga o clube não contratou nenhum jogador para a vaga do capitão da Libertadores de 2013 – o zagueiro Rômulo, da base, foi promovido ao time profissional – no meio campo Felipão teve um reforço de peso; Gustavo Scarpa.

Na tarde desta quarta-feira o técnico atleticano concedeu entrevista no Centro de Treinamentos do time e tocou nestes assuntos. Mas Felipão começou falando sobre a expectativa para o ano atleticano: “A expectativa é a melhor possível, conseguimos manter a equipe, os trabalhos que estão sendo feito, por toda a comissão, nos dão uma hipótese de um ano muito bom. Temos o reforço do Scarpa e nenhum jogador deixou o elenco. Já estamos muito bem envolvidos, na nossa forma de trabalhar. Por tudo isso, nossa expectativa é muito boa!”.

Questionado se há uma posição mais carente no elenco, que o Galo ainda precisa se reforçar, o treinador disse:

Eu não tenho uma posição definida, quanto a posições carentes. Eu tenho um grupo muito bom, com expectativa que vá render o mesmo que ano passado, ou até mais, já que hoje estamos entrosados. O mercado pode oferecer algo, nesse início de temporada. Vamos trabalhar também com a possibilidade que o mercado vá nos tirar 2 ou 3 jogadores. Vamos aí, saber em qual posição precisamos de mais jogadores, ou se não vamos precisar de mais nenhum. Mas eu estou bastante satisfeito com o nosso grupo.

Scolari também respondeu em como pensa na utilização do elenco nesse primeiro momento:

Eu não tenho essa ideia de poupar A ou B, ou que vamos experimentar A ou B também. Eu vou colocar a equipe que seja a ideal, no melhor momento para os atletas, nas condições que a parte fisiológica me apresente. Vamos jogar sempre com o que temos de melhor! Mas sempre com aquela disponibilidade, de que vamos examinar, de acordo com o momento.

Pedro Souza / Atlético

E completou, falando sobre a utilização de jogadores oriundos das categorias de base no estadual:

Posso dar oportunidades no momento exato! Eu não vou utilizar apenas por utilizar, os meninos da base. Temos o objetivo principal, de que o Galo seja pentacampeão. Devemos respeitar os adversários, saber como eles vão se comportar, que é um estudo que a gente vai fazer, e não devemos imaginar que as coisas vão ser fáceis como alguns imaginam. Então, vamos colocar a medida que tivermos oportunidade e que o jogo nos ofereça condições para isso. Mas, em princípio, quem estiver em condições melhor, fisicamente e tecnicamente, é o que vai jogar.

Sobre a utilização de Scarpa, o comandante finalizou:

Eu pretendo usar o Scarpa na posição que ele sempre jogou, ou melhor, nas posições que ele sempre jogou. Ele não joga em apenas uma posição, mas, sim, em várias. É um jogador bastante eclético. Dependendo das situações de jogo que tivermos para frente, dependendo da oportunidade de contarmos com ele desde o início, tentaremos encaixá-lo na equipe. Mas ele tem que ser superior aos jogadores que já estão aqui, que estão disputando posição. Já o conhecemos, mas ele precisa mostrar, para os seus amigos aqui de competição, que ele pode ser superior em determinada posição. Ele precisa conhecer a forma de jogar do Atlético e vê se encaixa perfeitamente.

A estreia oficial alvinegra na temporada acontece no dia 24, quando o Atlético vai a Patrocínio enfrentar a Patrocinense, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Compartilhe