
Não é surpresa para ninguém que a Fox Sports é um canal sem credibilidade, é impressionante como todas as vezes que eu posto algum vídeo sobre uma informação vinda de lá, a grande maioria do meu público ironiza, poucos acreditam nas notícias que vem deste canal. É conhecida justamente pelo apelido de “Fofox Sports”, pois mais parece um canal de fofocas faltando apenas contratarem a Sônia Abrão e o Leão Lobo.
Nesta sexta-feira em um de seus programas de fofoca e especulações sem noção, o repórter Vinicius Nicoletti praticamente acusou canais de torcedores que cobrem o dia-a-dia do Cruzeiro de terem vazado o telefone do Arrascaeta, fazendo com que vários torcedores incomodassem o jogador. O repórter disse (clique aqui para ouvir): “Eles participam do clube, tem sites de torcedores que participam das coletivas, que gravam os treinos, são torcedores, não são jornalistas, mas que participam da sala de imprensa. Não estou dizendo que foi através daí, mas pode ter sido sim (…) através dos torcedores comuns que tem outra postura diferente dos jornalistas”.
No caso esse repórter estava falando também sobre um grande amigo meu, o Diogo Medeiros do Cruzeiro Sports, que cobre o clube através das redes sociais. Mas você deve estar se perguntando: porque diabos você está falando do rival? Porque isso interfere diretamente no meu trabalho, eles estão falando, indiretamente, de mim também.
Eu cobria o Atlético na Cidade do Galo em 2018, infelizmente não cubro mais por opção do clube, mas eu nunca tive uma postura que não fosse profissional, aliás eu sempre tentava passar despercebido pra não incomodar ninguém e ser o mais profissional e ético possível e tenho certeza absoluta que o Diogo tem uma postura muito profissional cobrindo o Cruzeiro. Porém está claro o quanto esses trabalhos independentes, como o próprio Deus Me Dibre, incomodam a mídia tradicional. Essas mídias independentes além de fazer um excelente trabalho, diferenciado, estão dando vários furos de notícia, que antes eram dados apenas por estes repórteres, agora não mais e tudo isso incomoda!
Logo em seguida o Flávio Gomes diz no programa de fofocas que as coletivas deveriam ser exclusivas para jornalistas. Ora eu fiz várias perguntas nas coletivas em 2018 e algumas serviram inclusive para matérias na grande mídia, geraram polêmicas, repercussão e nunca desrespeitei qualquer jogador ou treinador. Enfim, essa acusação foi leviana, mesmo que de forma mascarada “não estou dizendo que foi através daí”, mas que para mim fica evidente como a mídia tradicional não está aceitando bem o crescimento das mídias independentes.
E olha, eles tem que se preocupar mesmo, porque a mídia independente está realmente crescendo muito e vai crescer ainda mais nos próximos anos, principalmente com a perda da credibilidade do jornalismo brasileiro nas grandes mídias ultimamente. Uma nova era está chegando, acostumem-se com ela!
Saudações atleticanas e até a próxima.
Beto Guerra.
Foto: Página do Facebook “Fofox Sports“