
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
O Atlético conheceu seu primeiro revés no Campeonato Mineiro de 2021. Enfrentando a Caldense, em Poços de Caldas, a equipe alvinegra até saiu na frente, com gol de Keno aos 22 minutos da etapa inicial. Mas, Verrone e Gabriel Tonini, aos 4 e 36 minutos do segundo tempo, deram números finais ao jogo.
Com a vitória, a Veterana assumiu a 3ª colocação, chegando a 11 pontos ganhos. Já o Atlético, se manteve na liderança, com 15. Agora, o Galo vê o América colado na 2ª colocação, atrás apenas pelo saldo de gols.
1º Tempo
A partida começou em “baixa rotação”. Com um Atlético muito abaixo do que já apresentou no Campeonato, errando muitos passes. Enquanto isso, via-se uma Caldense marcando firme, longe de ser uma equipe amedrontada pelo adversário.
Sem muita criatividade ofensiva para incomodar o goleiro adversário, as equipes arriscavam chutes de longa distância. Primeiro foi a vez de Vargas, aos 10’. 4 minutos depois, David Lazari também tentou.
A primeira grande chance atleticana foi apenas aos 22 minutos, e o clube aproveitou. Após falta cobrada por Nacho Fernandez, Keno subiu mais alto do que seu marcador e cabeceou bem, no cantinho do goleiro Passarelli. O primeiro gol do atacante na temporada e a segunda assistência de Nacho.
Imaginava-se que com o tento sofrido, a Caldense iria se expor mais para o jogo, dando brechas para o ataque atleticano. O que não ocorreu! A equipe de Poços de Caldas continuou tranquila no jogo, com boa posse de bola, tendo o domínio da partida.
A primeira chance da Veterana empatar veio ainda no primeiro tempo, com o lateral Danilo Belão, aos 38 minutos. O jogador avançou pelo lado direito e da intermediária acertou um “foguete”, passando muito próximo da meta alvinegra.
No minuto seguinte, foi a vez do atacante Rafael Peixoto perder a oportunidade. Após bola mal afastada pelo zagueiro Gabriel, Rafael, na linha da pequena área cabeceou nas mãos de Everson.
2º Tempo
A segunda etapa começou da mesma maneira que a primeira acabou. Com a equipe da casa pressionando. Logo no segundo minuto, Gabriel Tonini acertou mais um belo chute da intermediária, obrigando o goleiro atleticano a fazer ótima intervenção.
Se tem um ditado popular, que vale para o futebol, é “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. E furou!
Aos 4 minutos, após escanteio cobrado na área alvinegra, Amarildo escorou para Verrone finalizar. Era o empate da Veterana, que queria mais! Aos 7’, foi a vez de Rafael Peixoto, após lindo voleio, obrigar o goleiro atleticano a fazer boa defesa.
O Atlético conseguiu responder apenas aos 24 minutos, com Guilherme Arana finalizando para fora. Aos 30, foi a vez da equipe da casa. Novamente Verrone, finalizando forte, da entrada da área, assustar o goleiro alvinegro.
Quando o relógio marcava 36 minutos, o gol que deu números finais a partida. O Atlético tentou sair jogando com Hyoran. O meia foi facilmente desarmado por Gabriel Tonini, que se ajeitou e encheu o pé, sem chances para Everson.
Números do Jogo

Números do jogo entre Caldense x Atlético – Reprodução: FootStats
Um detalhe chamou muito a atenção na partida. Aos 39 minutos, o técnico Cuca colocou Igor Rabello em campo. O grande diferencial foi o posicionamento do zagueiro. Rabello entrou para ser um centroavante, pedindo para o time para dar “chutões” em sua direção.
– Se para alguns o elenco alvinegro já está pronto, fechado, esta improvisação do treinador talvez tenha mostrado o contrário.
O Atlético voltará a campo no próximo domingo, quando tem pela frente o primeiro clássico da temporada, diante do América, às 16 horas no estádio Mineirão!