Galo pode chegar à marca de cinquenta jogadores utilizados em 2020

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

Caso Jorge Sampaoli promova a estreia de dois atletas no time profissional nas quatro partidas a serem disputadas pelo Atlético no mês de dezembro, o clube atingirá a marca de cinquenta peças utilizadas na temporada 2020. Até o momento, quarenta e oito jogadores vestiram a camisa alvinegra nos quarenta e dois jogos oficiais disputados no ano.

Alguns fatores ajudam a explicar o número expressivo de mudanças durante a temporada. Após a campanha ruim no Brasileiro de 2019, Dudamel foi apresentado e ganhou o primeiro pacotão de reforços com Mailton, Hyoran, Allan, Borrero, Guilherme Arana, Savarino e Diego Tardelli. Adriano e Bruno Silva, do time de transição, passaram a fazer parte do elenco principal, Edinho retornou de empréstimo e Michael, reserva em 2019, estreou e assumiu a titularidade no gol alvinegro.

Com a demissão do treinador venezuelano, alguns nomes sequer entraram em campo novamente. Cazares e Diego Tardelli atuaram poucos minutos na vitória sobre o Cruzeiro, mas o equatoriano foi afastado poucos meses depois e Tardelli sofreria uma grave lesão. Martínez, Hernández, Adriano, Maicon, Maidana e Bruninho deixaram o clube, Rafael foi anunciado após a demissão de Dudamel. Veio a era Sampaoli e, após a vitória sobre o Villa Nova, o futebol brasileiro parou devido à pandemia da Covid-19. Era o ponto final para Di Santo, Ricardo Oliveira, Zé Welison, Patric, Edinho e Michael, mas o período sem a bola rolando marcava principalmente a grande reformulação do departamento de futebol do Galo em 2020.

Léo Sena chegou, estreou e foi emprestado, Keno, Marrony, Bueno, Junior Alonso, Alan Franco, Mariano, Sasha, Everson ficaram. Otero, Fábio Santos e Cazares foram para o Corinthians, Bruno Silva retornou para a Chapecoense, os garotos da base Calebe e Sávio foram integrados ao time principal. Apesar das muitas mudanças com o avião em pleno voo, o Atlético voltou a erguer o troféu estadual após três anos sem a conquista. Quando a poeira baixou, as manchetes envolvendo transações voltaram a ser destaque na Cidade do Galo. Mailton emprestado para o Coritiba, os estrangeiros Zaracho e Vargas chegaram para reforçar o time na briga pelo título. Nas primeiras partidas com Sampaoli no comando, diferentes formações, escalações e estratégias e grande parte do elenco sendo utilizado no intenso calendário após a retomada das competições.

Contratações, rescisões, lesões, utilizações das pratas da casa, empréstimos e uma lista enorme de nomes e rostos a serem memorizados pelo torcedor. Não bastasse os diversos motivos para tantas mudanças em um só ano, um surto de coronavírus no centro de treinamento afastou parte do elenco após atletas testarem positivo para Covid-19. Era a hora de convocar não só o técnico Leandro Zago, mas jogadores do time de transição e sub-20 passaram a ser relacionados para os jogos e alguns garotos puderam estrear pela equipe profissional. Talison, Wesley e Gustavo Henrique vestiram a camisa alvinegra e o Atlético alcançou a marca de quarenta e oito atletas utilizados em 2020.

Com a volta dos jogadores que cumpriram afastamento e estão recuperados da Covid-19, dificilmente Sampaoli voltará a convocar peças da base, mas fortes candidatos não faltam no time sub-20 que é semifinalista da Copa do Brasil e líder do Brasileiro da categoria. No total, foram utilizados quatro goleiros, cinco laterais direitos, três laterais esquerdos, sete zagueiros, oito volantes, oito meias e treze atacantes.

Confira a lista dos quarenta e oito nomes utilizados em 2020.

  1. Adriano
  2. Alan Franco
  3. Allan
  4. Arana
  5. Bruninho
  6. Bruno Silva
  7. Bueno
  8. Calebe
  9. Cazares
  10. Di Santo
  11. Diego Tardelli
  12. Dylan Borrero
  13. Edinho
  14. Everson
  15. Fábio Santos
  16. Gabriel
  17. Guga
  18. Gustavo Henrique
  19. Hyoran
  20. Iago Maidana
  21. Igor Rabello
  22. Jair
  23. José Welison
  24. Junior Alonso
  25. Keno
  26. Léo Sena
  27. Lucas Hernández
  28. Maicon
  29. Mailton
  30. Mariano
  31. Marquinhos
  32. Marrony
  33. Michael
  34. Nathan
  35. Otero
  36. Patric
  37. Rafael
  38. Ramón Martínez
  39. Réver
  40. Ricardo Oliveira
  41. Sasha
  42. Savarino
  43. Sávio
  44. Talison
  45. Vargas
  46. Victor
  47. Wesley
  48. Zaracho
Compartilhe