FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Texto com a colaboração de: Daniel Fagundes
Na abertura da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Furacão e Galo se enfrentaram em jogo que marcou o reencontro de Felipão, hoje no comando da equipe mineira, com seu ex-clube, onde estava há pouco menos de três meses. No fim das contas, empate entre os dois, que os mantém separados na tabela por 3 pontos. O Furacão agora tem 34 pontos, na 7ª posição, e o Galo chegou aos 31, em 9º lugar. (Até a publicação deste texto).
ESCALAÇÕES
ATHLETICO-PR
O Furacão foi à campo praticamente com sua força máxima. A única baixa por lesão, foi o goleiro Bento, recém-convocado para a seleção brasileira. Canobbio, por conta do 3⁰ cartão amarelo, também ficou de fora.
Desta maneira, a equipe paranaense foi a campo com:
Léo Linck, Madson, Cacá, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Fernandinho, Erick e Vidal, Rômulo, Vitor Bueno e Vitor Roque.
ATLÉTICO-MG
O técnico Felipão foi obrigado a promover mudanças pontuais em relação ao time que enfrentou o Santos, na última rodada. Sem poder contar com Maurício Lemos e Battaglia, suspensos pelo 3º cartão amarelo, Bruno Fuchs e Edenílson começaram entre os titulares. Pedrinho, que foi bem no último jogo, se manteve na equipe.
Assim o Galo foi a campo com:
Everson, Mariano, Jemerson, Bruno Fuchs e Arana; Otávio, Edenilson e Pedrinho; Paulinho, Pavón e Hulk.
O JOGO
O mando de campo era do Furacão, mas quem começou o confronto com grande intensidade foram os visitantes. Tão intenso que nos primeiros minutos duas grandes oportunidades de gol já haviam sido criadas por Arana e Pavón. Aos 5 minutos de jogo, Pedrinho cruzou para Paulinho, que bem posicionado, cabeceou para o fundo das redes.
O gol de maneira tão precoce alterou rapidamente a dinâmica da partida. Jogando em casa, o Athletico-PR superou o baque inicial e voltou ao jogo, insistindo principalmente em bolas lançadas na área do Galo. E dessa forma surgiu a oportunidade mais clara do jogo para o Furacão. Na marca de 31 minutos, Vitor Bueno cobrou escanteio na cabeça de Thiago Heleno, que numa potente cabeçada, exigiu grande defesa de Everson.
Pelo chão, o time paranaense pouco conseguiu criar. Vitor Roque, principal nome do Furacão e dono de um bom retrospecto contra o Atlético, não conseguiu ter tanto impacto no primeiro tempo. As outras chances criadas pelos donos da casa foram em chutes de fora da área, que pouco levaram perigo.
Se no primeiro tempo o domínio inicial foi do Galo, na segunda etapa o cenário foi exatamente o oposto.
Atrás no placar, o Furacão assumiu o protagonismo do jogo e já no primeiro terço da etapa final exigiu novamente intervenções importantes de Everson, que conseguiu frear o ímpeto inicial do time paranaense e manter a vantagem para o Galo, momentaneamente.
Conforme os minutos passavam, o jogo que parecia se tornar morno devido à quebra de ímpeto do Furacão, teve seu ritmo acelerado novamente a partir dos 33 minutos, quando Vitor Roque balançou as redes e empatou o jogo para os paranaenses. Em bola esticada, o atacante do Furacão chutou, Everson fez o que pôde no primeiro momento, mas no rebote o próprio Roque anotou o empate.
Poucos minutos depois, no que parecia ser a reação dos donos da casa, Fernandinho fez falta ao atingir o braço em Saravia, que o rendeu seu segundo amarelo e a expulsão do volante ex-Manchester City.
Os últimos minutos foram de um jogo extremamente aberto. Mesmo com um homem a menos, o Athletico-PR ainda tentava a vitória em sua casa, abusando dos lançamentos na área alvinegra. O Galo, por sua vez, optava por sair nos contra-ataques, e teve nos pés de Paulinho, grande chance de sair vencedor. O goleiro paranaense operou grande defesa, e o empate permaneceu até o fim.
O QUE VEM A SEGUIR
O próximo compromisso do Furacão é contra o Flamengo, no Maracanã, apenas no dia 13/09, quarta-feira, às 21h30. Já o Galo só retorna a campo daqui duas semanas, dia 16/09, no sábado, para enfrentar o líder Botafogo, 21h00, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). Para este duelo, o Atlético não terá seu principal jogador. Hulk levou o terceiro amarelo e está fora do jogo contra o time carioca.