Foto: Bruno Cantini/Atlético
Estamos na metade de março e somente agora começa de fato a temporada para o Atlético. Até então tivemos um trabalho péssimo do Dudamel, um time completamente desorganizado e mal treinado, sendo eliminado inclusive pelo Afogados de Ingazeira, um dos maiores vexames da história do clube. Sendo assim, Sampaoli terá muito trabalho pela frente, praticamente começar do zero, pois não há nada para aproveitar do trabalho do venezuelano.
Sampaoli tem inclusive um estilo de jogo completamente diferente, gosta de uma marcação pressionando o adversário, posse de bola e tem um estilo bem ofensivo. Para o treinado não importa “vencer por vencer” e sim como vencer o adversário. O time do Santos fez uma excelente campanha no Brasileirão de 2019, foi o melhor vice líder da competição após os pontos corridos e era um time que jogava bem, vencia quase sempre convencendo e sendo bem superior ao adversário, principalmente em casa.
O mais importante agora é se preparar para o Brasileirão, alguns reforços pontuais devem chegar e com isso Sampaoli terá condições de, pelo menos, brigar por uma vaga direta à Libertadores. Mas de qualquer forma o torcedor terá que ter paciência e acreditar no treinador argentino. No começo acredito que ele terá muitas dificuldades, pois quer ver alguns jogadores em ação, avaliar o elenco para saber com quem poderá contar. Alguns jogadores como Zé Welison e Di Santo provavelmente deixarão o clube.
Hoje, na estreia de Sampaoli como treinador, o time deverá ser bem ofensivo. Nathan deve assumir a posição de segundo volante, e provavelmente Tardelli e Ricardo Oliveira vão comandar o ataque. A armação das jogadas devem ficar por conta de Hyoran e Savarino.
Sampaoli é um comandante que cobra muito dos jogadores: Marcação, intensidade e ofensividade. Mas hoje o resultado não é o mais importante e sim a evolução da equipe e que os jogadores estejam todos focados e engajados nessa nova forma de jogar. Hoje começa uma nova era no Atlético e tem tudo para ser uma era vitoriosa a médio e longo prazo. Vamos acreditar e apoiar!
Saudações atleticanas e até a próxima.
Beto Guerra