
Jorge Sampaoli será o novo treinador do Atlético. O argentino chega ao Galo para substituir Cuca, demitido na última semana após a derrota no clássico contra o Cruzeiro por 2 x 0. Segundo o jornalista Germán Garcia Grova, o treinador vem para cumprir um contrato de 2 anos e 3 meses. A chegada do novo comandante ao alvinegro reacende a esperança da torcida por um time competitivo e com identidade ofensiva.
Sampaoli, de 65 anos, teve uma passagem marcante pelo clube mineiro entre 2020 e 2021. Em sua estreia, no dia 14 de março de 2020, comandou a vitória atleticana por 3 a 1 sobre o Villa Nova, em partida válida pelo Campeonato Mineiro. Di Santo, Savarino e Arana marcaram os gols do Galo. Rapidamente o treinador se tornou peça central em uma grande reformulação do elenco. Naquele período, o argentino indicou 11 contratações e acompanhou a saída de 18 atletas.
O ponto alto de sua primeira passagem foi a conquista do Campeonato Mineiro de 2020, quando o Atlético superou o Tombense por 3 a 1 no placar agregado da final, conquistando o 45º título estadual de sua história. No Campeonato Brasileiro do mesmo ano, o time apresentou um futebol ofensivo e manteve-se entre os cinco primeiros colocados em quase todo o torneio. Terminou em 3º lugar, com o melhor aproveitamento como mandante (80,7%), segundo melhor ataque da competição (64 gols) e nona defesa menos vazada. O título não veio por apenas uma vitória, já que o Flamengo, campeão daquele ano, terminou a competição com 71 pontos, contra 68 do Galo.
Ao todo, Sampaoli comandou o Atlético em 45 partidas, somando 26 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, com um aproveitamento de 64,44%. Sua saída ocorreu em fevereiro de 2021, após anúncio oficial, feito pelo próprio treinador. O argentino deixou a Cidade do Galo rumo a Marselha, na França, onde assumiu o Olympique de Marseille.
Além do Olympique, Sampaoli ainda treinou após a sua saída do Galo o Rennes, também da França, o Sevilla (ESP) e o Flamengo. No Brasil o treinador ainda trabalhou no Santos, em 2019, onde foi vice-campeão brasileiro.
Agora, quatro anos depois, ele retorna com a missão de resgatar a identidade vencedora que marcou sua primeira passagem. Vale lembrar que a equipe base atleticana, que venceu o Brasileirão, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro de 2021, foi montado pelo argentino. A expectativa da diretoria e da torcida é que o estilo ofensivo e a intensidade do técnico devolvam ao Galo o protagonismo nas competições nacionais e continentais.
Antes de fechar com Sampaoli, outros nomes foram ventilados no clube mineiro. De acordo com Lucas Tanaka, a lista teve Tite, os portugueses Carlos Carvalhal e Sérgio Conceição, além do argentino Martín Anselmi, que chegou a estar muito próximo de ser anunciado como treinador do Galo.