Atlético paga ‘transfer ban’ e fica livre para inscrever reforços na próxima janela

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLÉTICO

O torcedor atleticano teve uma grande notícia na tarde desta sexta-feira (23). No final de semana que antecede o Natal, o grande presente que veio não foi uma contratação ou um reforço para o campo, mas sim da entidade máxima do futebol, a FIFA. O abatimento da dívida do clube com o River Plate fez com que o Atlético se livrasse do “Transfer Ban“. A notícia foi dada em primeira mão pela Rádio Itatiaia.

No caso alvinegro, o clube havia sido punido pela FIFA no mês de outubro e desde então estava proibido de inscrever novos jogadores – ainda que a janela de transferências estivesse fechada – por conta da dívida que ainda possuía com o River Plate, na compra de Nacho Fernández, em 2021.

Vale ressaltar que o pagamento da dívida foi feita através do abatimento dos valores na negociação que sacramentou a volta de Nacho ao seu ex-clube. Desta forma, o Atlético receberá pouco mais de R$10 milhões, além do perdão da dívida, que estava em pouco mais de R$5 milhões.

Mas o que é o Transfer Ban?

“É uma sanção prevista no art. 15 do Código Disciplinar da FIFA, aplicada quando o clube descumpre, integralmente ou parcialmente, uma decisão de natureza econômica emanada de um órgão da FIFA ou do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS)”.

João Paulo di Carlo, advogado especialista em direito desportivo e colunista do portal Lei em Campo.

Com a decisão da FIFA, o Galo pode inscrever os jogadores que já contratou para a próxima temporada; até o momento, três reforços foram oficialmente anunciados pelo clube: o atacante Paulinho, o zagueiro Bruno Fuchs e, por último, o volante Edenílson.

Compartilhe