
Foto: Rahel Patrasso/Reuters
Os treinadores estrangeiros estão fazendo muito sucesso no Brasil recentemente com os títulos de Jorge Jesus no Flamengo e com o excelente futebol apresentado pelo Santos de Jorge Sampaoli, atual vice líder do Brasileirão. Algo que tem ficado claro é como os treinadores brasileiros estão ultrapassados, defasados por conta de um pragmatismo tático e por preguiça de aprender novos conceitos, de evoluir na profissão. A maioria dos treinadores brasileiros escolhem rebater os técnicos estrangeiros dizendo que não há nada de novo e menosprezando com inúmeras desculpas.
Um treinador espanhol tem feito um excelente trabalho no Independiente Del Valle, atual campeão da Sul Americana, trata-se de Miguel Ángel Ramirez de apenas 35 anos e nascido na Espanha. O título da Sul Americana ficou com a equipe que apresentou o melhor futebol na competição disparado, o Del Valle chegou a vencer o Corinthians por 2 a 0 no Itaquerão jogando bem e colocando o time paulista na roda. Miguel Ramirez foi oferecido ao Atlético, porém os dirigentes atleticanos não se empolgaram com o treinador, segundo notícia do site Globo.com.
E pro torcedor atleticano que quer um time ofensivo, Miguel Ramirez é uma excelente pedida, pois o seu time é adepto de um jogo propositivo, de marcação em linhas altas, com volantes que sabem jogar, muita velocidade nos contra ataques e preza pelo toque de bola, por saber jogar. E foi assim que ele fez o bom time do Del Valle apresentar um excelente futebol na competição, pois era um time muito forte em casa e que sabia jogar muito bem na casa do adversário por atuar com jogadores rápidos, jovens e por não ter medo de arriscar, de atacar o adversário, algo que temos visto bastante no Atlético recentemente.
Além disso tudo Miguel Ramirez utilizou bastante a base no Del Valle, algo que precisaremos para 2020, a base pode ser a salvação do Atlético para fazer uma boa temporada e o treinador espanhol não tem medo de colocar os garotos em campo, essa é uma grande vantagem. Mas o grande problema é o momento do clube, depois de algumas apostas como Thiago Larghi e Rodrigo Santana, dificilmente a diretoria iria topar fazer esse tipo de aposta que tem sim o seu risco e também o lado do torcedor que dificilmente terá paciência para um começo ruim, pois o treinador terá que ter tempo para implementar as suas idéias de jogo e pode sofrer com a resistência do torcedor. Mas por outro lado é o ano ideal para isso, pois não estaremos na Libertadores e por mim o Campeonato Mineiro precisa ser para fazer testes, encontrar jovens promessas e jogadores que podem ajudar no decorrer da temporada.
Enfim, assim como eu disse este ano que o Jorge Jesus seria uma boa para o Atlético quando ele era especulado aqui, eu mantenho a minha opinião agora com Miguel Ramirez, acho que pode dar certo e ser algo diferente, fugindo do pragmatismo dos treinadores brasileiros. Se vier, o que eu acho difícil pelo fato dos nossos dirigentes terem a mente fechada e serem covardes, eu irei apoiar e dar tempo ao espanhol, alguém que quer fazer o time jogar como um time grande, mas sem perder o equilíbrio necessário. Eu apoio Miguel Ramirez no Galo, e você?
Saudações atleticanas e até a próxima.
Beto Guerra