O Atlético empatou com o Fortaleza em 1 x 1, na Arena Castelão, na noite da última quarta-feira (16), em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão do Pici, começou melhor, pressionando o Galo e abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, com Marinho.
O Atlético conseguiu o empate aos 8 minutos, em um cabeceio de Fausto Vera, após cruzamento de Palacios. Com duas expulsões pelo lado do Fortaleza (Marinho e Tinga) no segundo tempo, o Galo dominou as ações na parte final, criou diversas oportunidades, mas não conseguiu virar a partida.
Após o jogo, o técnico Gabriel Milito destacou o desempenho do time alternativo do Atlético e elogiou a postura dos jogadores. Para o treinador, a boa atuação do time alternativo não foi “surpreendente” e ainda deixou claro que o elenco está pronto para a reta final da temporada:
Para mim, não foi surpreendente. O time com jogadores que habitualmente não iniciam e não têm tantos minutos, tinha certeza de que estavam preparados para ajudar da maneira que ajudaram. Viemos para ganhar, ficou claro que viemos para vencer. Fomos para o intervalo perdendo injustamente por um a zero. No segundo tempo, conseguimos empatar rapidamente e dominar o jogo. Tivemos oportunidades muito, muito claras para vencer a partida e levar os três pontos. Mas a atuação do time, individual e coletivamente, foi muito, muito boa.
Milito destacou também a importância de jogar de igual para igual contra o Fortaleza, mesmo fora de casa: “Não é fácil vir aqui e jogar contra o Fortaleza, um time que, jogando em casa, é muito, muito forte. E, mesmo assim, fizemos de tudo para ganhar e levar os três pontos”.
Com o foco agora na partida decisiva contra o Vasco, no próximo sábado (19), Milito deixou claro que o Atlético não irá a São Januário apenas para segurar o empate que garante a classificação:
Sobre a semifinal da Copa do Brasil, teremos um confronto entre dois times muito equilibrados, dois times com o sonho de chegar à final, e será uma final antecipada. Embora tenhamos uma vantagem, é uma vantagem mínima, e não iremos ao Rio para enfrentar o Vasco apenas para defender essa vantagem. Faremos um plano de jogo inteligente, mas com a ideia de ganhar a partida.
O treinador argentino falou sobre a possibilidade de retorno dos laterais Rubens e Guilherme Arana, que estão em fase final de recuperação e são esperados para a partida contra o Vasco. Mais uma vez, Milito enfatizou a importância de contar com o maior número de atletas disponíveis para a reta final das competições: “A evolução dos dois jogadores está sendo boa (Rubens e Arana). Eles estão evoluindo muito bem, trabalhando com os fisioterapeutas o dia todo no clube para estarem prontos. Amanhã, em Belo Horizonte, treinamos à tarde, e aí teremos mais certeza. Vamos conversar com eles e com o departamento médico para ver se já estão aptos a jogar. Se estiverem, será muito positivo para nós”.
O Atlético volta a campo no sábado (19), pelas “semis” da Copa do Brasil, precisando apenas de um empate para avançar à final, mas Milito reforçou a importância de manter a postura ofensiva e buscar a vitória: “Seremos inteligentes, estamos cientes da vantagem, mas também sabemos que ela é insuficiente. Teremos que fazer um jogo muito, muito bom para eliminar o Vasco e chegar à final”, concluiu o técnico.