
FOTO: DIVULGAÇÃO / ATLÉTICO
O Atlético utilizou suas redes sociais para anunciar a contratação do zagueiro uruguaio, Maurício Lemos, 27. O jogador já estava em Belo Horizonte nos últimos dias, onde passou por exames e testes médicos. Lemos assinou contrato com o clube mineiro até o final desta temporada.
Quem também deverá ser anunciado nas próximas horas, é Renzo Saravia, lateral argentino de 29 anos. O atleta, que já trabalhou com Eduardo Coudet no Internacional e na Racing-ARG, foi uma sugestão do próprio treinador. Saravia já até apareceu nas imagens da Galo TV treinando ao lado dos companheiros.

O clube acelerou para fechar o negócio com os jogadores por conta do prazo para inscrição na segunda fase da Copa Libertadores, que se encerra na próxima sexta-feira. O Atlético estreia na competição na quarta (22), quando vai a Venezuela enfrentar o Carabobo. A partida de volta está marcada para a semana seguinte, dia 29.
Segundo os jornalistas Hugo Lobão e Cláudio Rezende, da Rádio Itatiaia, tanto Saravia, quanto Lemos, assinaram um contrato de produtividade no Atlético. Isso significa que os dois atletas terão um “salário base” menor, mas que poderá ser aumentado alcançando metas pré-estipuladas. Algo bastante usual no futebol brasileiro. Jogadores como Ricardo Oliveira (Santos) e Juninho Pernambucano (Vasco), tiveram acordos como estes.
Entretanto, em entrevista programa Hora do Galo, no Youtube, em maio de 2021, o presidente atleticano, Sérgio Coelho, deu sua opinião sobre contratos de produtividade, além de justificar sua fala:
Eu, particularmente, sou contra esse tipo de contrato. Vou explicar por quê. Um contrato de produtividade, talvez, ele dificulte um relacionamento entre o jogador e comissão técnica. Porque o jogador para produzir, ele tem que estar jogando, e se ele não joga, ele pode achar que o treinador não está dando as oportunidades e aí ele não recebe o valor que pretendia receber. Essa situação eu acho que não vale a pena e acho que nem vai funcionar dentro de um clube do tamanho do Atlético.
E não para por aí! Outro ponto que vai na direção oposta ao que já foi dito por dirigentes atleticanos e que vem trazendo desconfiança do torcedor, está na zaga. A contratação de Maurício Lemos é contraditória ao que Rodrigo Caetano falou, em entrevista ao programa 98 Futebol Clube, da Rádio 98FM, em janeiro deste ano.
Segundo o Diretor de Futebol alvinegro, o Atlético só contrataria um zagueiro que chegasse com status de titular. Maurício Lemos vinha sendo pouco aproveitado no Fenerbahce-TUR. Sua última temporada, atuando em pelo menos 25 partidas, foi ainda pelo Las Palmas-ESP, em 2019/2020, jogando na segunda divisão do Campeonato Espanhol.
Confira o que disse Caetano:
(A zaga) é uma posição que tem bastante rotatividade. Para nós trazermos um zagueiro, um 5º zagueiro (elenco conta hoje com 4 nomes: Jemerson, Fuchs, Réver e Nathan), tem que ser um cara incontestável. Se for para ser um 5º (na ordem de atuação), tem que ser ou os garotos (da base), ou então esperamos a recuperação do Igor Rabello. Só virá um jogador, ou pelo menos é nossa intenção, virá alguém que realmente seja indiscutível, ou um jogador já afirmado. Caso contrário, não!