
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
O Atlético vive um momento de decisões. Líder do Brasileiro com 8 pontos de vantagem sobre o Flamengo, que é o segundo colocado, o time precisa de 5 pontos em 4 jogos, para se sagrar campeão brasileiro. Por isso, cada jogo tem sido encarado por Cuca e todo seu grupo, como uma decisão. E jogos, foram o que não faltou para o Galo nessa temporada.
Se aproximando do final da temporada, ainda faltam 6 jogos para o Atlético, 4 pelo Brasileiro, e 2 pela Copa do Brasil. Até o momento o time já entrou em campo 69 vezes, e fechará a temporada, com o número impressionante de 75 jogos.
Alguns jogadores, estão batendo seus recordes de jogos em uma temporada. É o caso de Hulk, que até então, tinha como recorde 53 jogos na temporada de 2010/11 pelo Porto, e até o momento, já jogou 63 partidas nessa temporada. Zaracho também já bateu seu recorde, que era de 32 jogos na temporada de 2018, pelo Racing-ARG, e nessa, já jogou 53 jogos com a camisa do Galo.
Além de estudar seus adversários, e criar uma estratégia para vencê-los, Cuca tem um grande desafio nessa reta final. Chegar com seu grupo inteiro até o final da temporada. E para isso, alguns pontos tem sido levados em consideração na Cidade do Galo, principalmente na hora de escalar o time para entrar em campo.
O departamento de fisiologia e de preparação física, tem sido dois grandes auxiliares do treinador do Atlético, nesse momento da temporada. Sempre antes de fechar a escalação do time, Cuca conversa com os profissionais dessas áreas, para entender as condições de cada jogador. Além disso, o treinador tem tido conversas individuais, com cada jogador, para saber deles, como estão se sentindo, antes de escalá-los. Foi assim com Mariano e Keno, antes do jogo contra o Palmeiras, e os dois relataram ao treinador, que não estavam se sentindo em condições de jogar o tempo todo. Com base nessa informação, Cuca resolveu poupar os dois, deixando-os no banco.
Toda essa preocupação de Cuca, visa claro, a conquista do Brasileiro e da Copa do Brasil. O treinador sabe, que se chegar com seu time inteiro, até o final da temporada, as chances de conquistas são muito grandes. E para isso, vem tendo um acompanhando, e um planejamento para a rodagem de seu grupo. Nos últimos jogos, andou poupando o volante Jair, que tem um histórico grande de lesões. Vem tendo também, uma atenção especial com Nacho, que é um jogador que se desgasta muito durante os jogos. O mesmo acontecendo com Diego Costa, que inclusive, já fez 16 com a camisa do Atlético, e em nenhum deles conseguiu jogar os 90 minutos.
E todo esse cuidado é para que não aconteça com ninguém do grupo, o que aconteceu com o capitão Réver, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita, no jogo contra o Juventude, e está em tratamento intensivo, para tentar voltar a tempo das finais da Copa do Brasil.