O Atlético tem condições de brigar pelo título do Brasileirão?

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI / ATLÉTICO

Neste domingo o Atlético enfrenta o Flamengo pela estreia do Campeonato Brasileiro em 2020 e muito se fala na imprensa que hoje é a equipe que pode ameaçar o time carioca na briga pelo título. O Atlético fez muitas contratações e a principal delas é a de Jorge Sampaoli, atualmente o melhor treinador em atividade no futebol brasileiro. Com a chegada do treinador argentino vieram os reforços pedidos por ele, atletas consagrados como Keno, Junior Alonso e Mariano e grandes apostas como Léo Sena, Marrony e Alan Franco.

Penso que o Atlético está entre os cinco clubes mais preparados para a disputa do Brasileirão, mas não vejo o clube sendo hoje o principal rival do Flamengo nessa disputa. Vejo Palmeiras e Grêmio em um nível acima do Atlético, o Palmeiras pelo atual elenco recheado de bons jogadores em todas as posições, mas que também perdeu muito com a saída do atacante Dudu e o Grêmio com Renato Gaúcho que está desde 2016 no clube fazendo um excelente trabalho e que possui um bom elenco. A questão é que o Grêmio também pode perder o seu principal jogador, o clube negocia o atacante Éverton Cebolinha com o Benfica e está próximo de um acerto, e o treinador Renato Gaúcho costuma priorizar as Copas e deixar o Brasileirão de lado em determinado momento da temporada. Já o Palmeiras vem apresentando um futebol muito burocrático com Vanderlei Luxemburgo, pouca inspiração e não inspira confiança no momento.

O atual time do Atlético está em formação e evolução, o próprio Sampaoli disse que está longe do ideal e nas partidas recentes isso ficou nítido. O time ainda encontra uma formação ideal e acredito que os jogadores ainda não assimilaram as ideias de jogo do treinador que são realmente diferentes e complexas. Além disso muitos atletas não estão na sua melhor condição física e falta ritmo de jogo, alguns jogadores como Keno e Alan Franco estão longe do ideal e são importantes no atual esquema de jogo de Sampaoli. Mas se o time der liga durante o Brasileirão, com certeza vai dar muito trabalho.

De qualquer forma o Atlético com a chegada dos reforços que ainda faltam poderá ficar muito forte na briga pelo título, mas penso que é importante chegarmos no G4 para a disputa da Libertadores em 2021, isso é primordial. Eu ainda acho que tem uma longa caminhada pela frente e muito para se ajustar até chegar no ideal para disputar o título, mas eu também prefiro assim, que os holofotes estejam em outras equipes e que o Atlético possa surpreender durante a competição.

Compartilhe