Logo Deus Me Dibre
Atlético

O Atlético tem que se preocupar mais com ele mesmo

Compartilhe

FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

O Atlético vem atravessando um momento de oscilação no Brasileirão, algo normal, para um campeonato longo como ele é. Portanto, o time precisa rapidamente retomar o seu bom futebol, já apresentado ao longo da competição e que o credencia a líder do Brasileiro, com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado.

Para isso, o Atlético tem que se preocupar mais com ele, e esquecer do Flamengo, seu concorrente direto ao título. O clube carioca é o único que, no momento, pode tirar o título do Galo. Mas, o Atlético é o único time do Campeonato que só depende dele para ser campeão. Portanto, o momento agora é de calma, foco para recuperar o bom futebol, e esquecer as arbitragens.

Inclusive, sobre a questão da arbitragem, a diretoria e o Presidente já tem se posicionado a respeito, e estão tomando as devidas providências.

Agora, na parte de campo, o time precisa colocar a cabeça no lugar, esquecer do Flamengo, e avaliar os erros cometidos nos últimos jogos para que não sejam repetidos. O time tomou 4 gols em 06 jogos, fato que só havia acontecido na mesma sequência de jogos que enfrentou agora, porém no primeiro turno. Fato que precisa de uma atenção especial de Cuca.

Depois que assumiu a liderança da competição, o Galo se transformou no time a ser batido, e com isso os adversários tem montado retrancas fortes em todos os jogos, e o time tem tido dificuldades para vencê-las. Mais uma preocupação para o treinador atleticano no momento.

Outro ponto, é o desgaste do time. Estamos no final da temporada, Cuca tem tido, frequentemente, desfalques por conta de lesões musculares. O desgaste é geral, não só dos jogadores do Atlético, mas de todos os times da competição. E com isso, o Galo não tem conseguido mais impor a mesma intensidade de jogo, que fazia antes.

O volante Allan por exemplo, atingiu 48 jogos nessa temporada, na temporada passada, ele foi o jogador que mais atou pelo Atlético, com os mesmos 48 jogos. Porém, ainda faltam 12 jogos no Brasileirão, e se o time chegar a final da Copa do Brasil, mais 4 jogos. Sendo assim, Allan pode alcançar a marca de 64 jogos na temporada.  Hulk e Everson, os jogadores que mais vestiram a camisa do Galo esse ano, já jogaram 53 jogos dos 59 feitos pelo time na temporada. E os dois podem alcançar a incrível marca de 69 jogos nessa temporada. Mais um item a ser administrado por Cuca, para conseguir chegar com o time inteiro até o final da temporada.

Inclusive, a ausência de alguns jogadores nessa reta final, fizeram com que Cuca mudasse o esquema que vinha utilizando ao longo do Brasileiro, com três ataques. Com as lesões de Savarino, Diego Costa e Vargas, o treinador passou a optar por uma formação com quatro homens no meio e dois no ataque.

Agora, com esses jogadores recuperados, o treinador pode pensar em voltar ao esquema com três atacantes, que vinha dando certo e sendo uma marca do seu time, não só o Brasileiro, como também na Libertadores.

Uma coisa é certa, o momento agora é do Atlético se preocupar mais com ele mesmo, focar nos treinos, focar nos jogos, e buscar reencontrar seu futebol. É o momento de Cuca cuidar da parte psicológica do time, que sofre uma grande pressão para conquistar um título que não vence há quase cinquenta anos.

Hora de Cuca colocar em prática o que mais sabe fazer, que é gerenciar um time, entender a situação individual de cada jogador para extrair o melhor deles, e manter a confiança e a motivação do time em alta. E lembrar a todos, que o Atlético só depende dele para conseguir alcançar seus objetivos.