“O calendário aqui no Brasil é bastante apertado”, afirma Nacho. Confira números da carreira do jogador

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Já na parte final da temporada, o Atlético se encaminha para os 6 últimos jogos de 2021, 4 pelo Campeonato Brasileiro e 2 pela Copa do Brasil. Visando não perder nenhum atleta para o Departamento Médico, Cuca preservou alguns de seus jogadores nos últimos jogos. Nomes como Jair, Mariano e Nacho, por exemplo, foram poupados de partidas importantes neste mês, para chegarem na melhor forma física possível, paras as grandes decisões.

Nacho Fernández é um grande “modelo” desta gestão de grupo que o treinador alvinegro foi obrigado a fazer. Titular absoluto desde que chegou, o meia havia começado pela última vez entre os titulares na partida diante do Grêmio, no dia 03 de novembro. Desde então, o jogador não foi nem relacionado para os jogos diante de América (cumprindo suspensão), Corinthians e Athletico-PR (dores musculares e recondicionamento físico). Já no duelo contra o Juventude, no último dia 20, o jogador voltou a ser relacionado, mas começou a partida no banco de reservas.

Minutos jogados

E isso tem uma explicação. Nacho está próximo de completar 32 anos e em toda sua carreira, a temporada em que mais jogou, foi a de 2014/2015, atuando por 49 vezes (3.675 minutos totais), quando ainda defendia as cores do Gimnasia y Esgrima – ARG. Em 2021, pelo Galo, o meia já bateu estes números. Foram as mesmas 49 partidas, mas com 3.784 minutos jogados. Pelo River Plate, a temporada pela qual mais jogou, foi a de 2016/2017, com 43 partidas e 3.445 minutos.

Foto: Pedro Souza / Atlético

A minutagem do jogador argentino pelo Atlético fica ainda mais impressionante se lembrar que ele estreou na 5ª rodada do Campeonato Mineiro, que aconteceu no dia 19 de março. Portanto, os quase 3.800 minutos atuados pelo clube brasileiro foram disputados em um período de 8 meses e 4 dias. Na temporada em que mais atuou pelo River (2016/2017), Nacho jogou os 3.445 minutos em pouco mais de 14 meses.

O jogador falou, na tarde desta sexta-feira (26), na Cidade do Galo, sobre a dificuldade do calendário do futebol brasileiro e sobre o cansaço deste final de temporada:

O calendário aqui no Brasil é bastante apertado, tem muitas partidas. Mas, a causa disso também é da equipe, que atua muito por que chegamos na semifinal da Copa Libertadores, estamos na final da Copa do Brasil… Então, jogamos muitas partidas no ano e esse cansaço no final da temporada sempre se sente um pouco. Mas não é apenas aqui, e sim em todo o mundo. Mas a equipe está muito bem, tem muitos jogadores que estão passando por um bom momento.

Confira na íntegra a coletiva do meia:

E é bom Nacho e seus companheiros continuarem neste ritmo. No domingo, às 16h00, o Galo recebe o Fluminense no Mineirão, com casa cheia. Cerca de 60 mil ingressos já haviam sido vendidos até esta tarde, de acordo com matéria divulgada pela Rádio Itatiaia.

Compartilhe