FOTO: BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
Em uma entrevista recente para um canal equatoriano, Cazares foi questionado se teria vontade de jogar no Corinthians, e sua resposta foi: “Sim, é uma equipe muito grande do Brasil. Como não vou gostar de vestir uma camisa tão grande como a do Corinthians?” e ainda complementou dizendo que Corinthians e Flamengo são as equipes mais poderosas do país.
Em seguida Cazares disse algo que não chegamos a compreender totalmente como “Não posso dizer muito, aqui na cidade todo mundo torce para a equipe, se escutam que quero ir, então…”. Dando a entender que se o torcedor atleticano escuta que o desejo do jogador é ir para o Corinthians, ficaria indignada. Mas como essa parte específica da entrevista não ficou clara, a interpretação fica comprometida e não podemos tomar.
Opinião: Sua posição e suas declarações dão a impressão de que Cazares está desempregado e buscando um time para jogar. Porém o jogador tem contrato vigente com Atlético – o que parece não ser nada para o equatoriano.
A verdade é que Cazares no Atlético não passou de um jogador sem poder de decisão! Não correspondeu em campo diante de todas as decisões, deixou o Atlético na mão diversas vezes e sabe porque? Porque o foco dele nunca parece ser o Atlético… em um torneio de irresponsabilidade e falta de comprometimento, o Cazares seria campeão sempre. Em 2016 Aguirre colocou o Hyuri no jogo contra o São Paulo no Morumbi pela Libertadores, deixando o Cazares de fora, e na época nós não compreendemos, ficamos nervosos, mas hoje o motivo está claro. Naquele mesmo ano chegou à final da Copa do Brasil sem o menor compromisso com a equipe e ainda sim foi escalado pelo Marcelo Oliveira no Mineirão, onde decepcionou mais uma vez, com uma apresentação patética, foi substituído no intervalo, pois como eu disse, o seu foco nunca aparentou ser o Atlético.
Além das diversas polêmicas extracampo, chegando até a ser caso de polícia no ano passado em uma festa, também chegou atrasado em concentração antes de decisão de campeonato e se mostrou um jogador irresponsável com sua carreira. Diante de uma declaração como a feita ao canal equatoriano, eu entendo perfeitamente o pensamento do jogador, pois Cazares deve imaginar que indo para o Corinthians irá dar um salto em sua carreira, como se estivesse em um time mediano do futebol brasileiro. Talvez seja hora mesmo dele ir embora, talvez seja o que falta para o Atlético voltar a ser campeão: se livrar dos seus atletas sem foco e sem compromisso com o clube.
Não há dúvidas que tecnicamente, Cazares é um jogador talentoso e a esperaça é que Sampaoli fizesse ele render da forma como a torcida espera, mas é sabido que o treinador argentino gosta de jogadores compromissados e que estejam 100% focados. O argentino tem um perfil exigente e competitivo e talvez isso tenha assustado o equatoriano. Enfim, se for embora Cazares só deixará saudades naqueles torcedores que não tem vergonha na cara! Quer ir embora? Vai com Deus e até nunca mais!