
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
O que poucos torcedores de Atlético e Flamengo queriam, aconteceu. Os clubes se enfrentarão nas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto foi definido em sorteio, na tarde desta terça-feira (07), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
* O Atlético fará o primeiro jogo em Belo Horizonte.
Duelo histórico no futebol brasileiro, mineiros e cariocas fazem, para muitos, o maior clássico interestadual do país. E não é para menos! Decisões em Campeonatos Brasileiros, Copa Libertadores e Copa do Brasil, marcaram tanto atleticanos, quanto flamenguistas. Mais recentemente, os dois times ainda fizeram a decisão da Supercopa do Brasil, vencida nas penalidades, pelo Galo.
Engana-se quem pensa que este clássico ficou marcado apenas por decisões no século passado. Em um recorte mais recente, pensando na base atual dos elencos dos dois clubes, Atlético e Flamengo tem proporcionado disputas bastante acirradas. Foi assim, por exemplo, em 2020, quando a equipe carioca se sagrou campeã brasileira com apenas 3 pontos a mais do que a mineira. No ano seguinte, o troco foi dado com “juros”. A taça do Brasileirão ficou em Belo Horizonte com o Flamengo em segundo lugar e 13 pontos a menos.

Quando a história é Copa do Brasil, os torcedores atleticanos tem uma grande recordação. Em 2014, ano da primeira conquista do clube na competição, o Atlético eliminou rival na semifinal, aplicando uma goleada histórica de 4 x 1. Mas nem sempre foi assim. No outro duelo entre as equipes na Copa do Brasil, em 2006 (quartas de final), o Flamengo levou a melhor. No Rio, vitória por 4 x 1. Em BH, empate por 0 x 0.
E não pense que este equilíbrio acontece apenas na Copa do Brasil. Se considerada todas as competições, Atlético e Flamengo já se enfrentaram em 81 oportunidades, com 31 vitórias do Urubu, 30 do Galo e 20 empates. Foram 102 gols (média de 1,26 por jogo) marcados pelo Flamengo e 115 (média de 1,42) pelo Atlético.
Nas últimas 10 partidas, 5 vitórias alvinegras, 4 rubro-negras e um empate.