Palmeiras e Atlético, a expectativa de cronistas esportivos para o confronto

Compartilhe

IMAGEM: Eduardo Panzi, Diego Iwata, Mário Marra, Carlos Cereto e Thiago Ferri

Nesta terça-feira (21), Atlético e Palmeiras fazem a primeira das duas partidas das semifinais da Copa Libertadores da América. Amanhã, o duelo é no Allianz Parque, em São Paulo. Na próxima semana, o confronto será no Mineirão, em Belo Horizonte.

Visando estes confrontos, que têm tudo para serem dois dos melhores jogos desta temporada no futebol brasileiro, o portal Deus Me Dibre conversou com alguns jornalistas e comentaristas, de Belo Horizonte e São Paulo, tentando dissecar um pouco do que poderá acontecer, além das expectativas para as partidas de cada um.

Confira:

O primeiro a falar com a reportagem foi Eduardo Panzi, da Rádio Itatiaia. Sua expectativa é por um confronto muito igual, pela qualidade dos elencos de Atlético e Palmeiras:

Espero um confronto de muito equilíbrio, entre Atlético e Palmeiras, até porquê, são dois elencos que permitem aos seus treinadores, terem diversas opções. Acredito em muito respeito entre os dois times. O Palmeiras sabe do momento em que vive o Atlético, jogando hoje o melhor futebol do Brasil, tendo jogadores extremamente decisivos. Por outro lado, o clube mineiro sabe do poder do Palmeiras, atual campeão da Libertadores, sendo uma equipe moldada para jogar mata-mata e com um treinador que já mostrou saber jogar este tipo de competição.

Eu vejo no Palmeiras, um pouco de Boca e um pouco de River. Um time que sabe se defender bem e que quando precisa desacelerar o jogo, faz muito bem, como foi o Boca Juniors, mas é um time que sabe jogar também, que quando precisa atacar, sabe fazer muito bem, como é o River Plate do Gallardo!

Então, imagino para amanhã no Allianz Parque, esse Palmeiras, que é um time reativo, tentando sair um pouco mais para o jogo, sabendo do que é o Atlético quando joga como mandante. E o Atlético, que é um time que tenta controlar mais o jogo, talvez dê mais a bola para o Palmeiras, sabendo de uma dificuldade que a equipe do Abel tem, quando precisa propor mais dentro da partida. Jogando com o regulamento, sabendo que é uma decisão de 180 minutos, que tem o jogo da volta, no Mineirão, com a presença do seu torcedor. Minha previsão é esta, muito equilíbrio entre as duas equipes!

Quem também falou sobre a diferença na forma das duas equipes jogarem, foi o setorista do Palmeiras, pelo portal UOL, Diego Iwata:

A gente sabe que o Palmeiras tem uma maneira mais reativa de jogar, de esperar um pouco mais seu adversário, mas jogando em casa, não deve adotar ao máximo esta postura. Por outro lado, o Atlético é o contrário. É uma equipe que busca mais o jogo, busca ter mais a posse de bola, mas também, está jogando na casa do Palmeiras, uma partida que não se pode errar. Então, acredito que as duas equipes estarão muito mais preocupadas em não errar do que em sair para jogo!

O Cuca conhece bem a dificuldade de enfrentar este Palmeiras e todo mundo sabe o quão forte é este elenco do Galo, mas, com um entrosamento menor do que o do Palmeiras, que é o atual campeão da América e da Copa do Brasil. Um time que se conhece e que fazia um confronto muito equilibrado até a expulsão do Patrick de Paula (no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro), e que a própria CBF reconheceu que foi feita de maneira equivocada. Até aquele momento, não era uma partida muito boa, era travada com muito estudo. Realmente acredito que amanhã será um jogo estudado e que o Galo não virá com muita volúpia pra cima do Palmeiras, até por conhecer o jogo do Abel, de transição rápida. Aposto em um Palmeiras atuando com uma marcação mais alta e o Galo mais cauteloso do que o seu normal.

Vejo o jogo de amanhã com grande favoritismo para quem marcar o primeiro gol. E, o que acontecer no confronto do Allianz, acredito definir muito o segundo duelo. Não vejo favorito! Vejo o Palmeiras melhor no coletivo e o Atlético levando vantagem no individual. Jogos equilibrados e muito disputados! Muito difícil de prever o que vai acontecer.

Para Mário Marra, jornalista e comentarista dos canais ESPN, as duas equipes devem tentar jogar, ir em busca do gol, já neste primeiro jogo:

Normalmente em um jogo de quartas de final, de semifinal, o que a gente entende? Entendemos que a primeira partida fica um pouco mais amarrada para a decisão cair mesmo para o segundo jogo. Eu hoje não vejo desta forma. Até entendo que faça algum sentido já com a bola rolando, mas, acredito que Atlético e Palmeiras vão tentar jogar.

O Abel Ferreira, toda vez que é criticado, em relação a algum fracasso, como por exemplo após a eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil (diante do CRB), ele sempre apresentou alguma coisa diferente e ele é um grande estrategista. Então acho que ele pode ter preparado alguma cilada, talvez buscando ser menos reativo, apostando menos no erro do adversário e criando um pouco mais. Isso pode até ser interessante para o Atlético, mas, vai ser melhor ainda para o jogo, porquê entendo também que o Atlético vai atacar.

Tem uma outra coisa ainda que é o posicionamento defensivo. Se, dependendo da situação de jogo, o Atlético fica mais com a bola, o Palmeiras vai jogar com o bloco baixo? Mais próximo ao seu gol? Pra roubar a bola, ter espaço e disparar com seus velocistas? Vale a pena correr o risco, ter a bola próxima a sua área, contra esse Atlético? E a mesma coisa com a equipe do Cuca… se em algum momento o Palmeiras começar a pressionar bastante o Atlético, como vai ser a reação? Onde vai jogar? São perguntas que ainda não temos as respostas!

Quem também acredita em um confronto extremamente equilibrado, principalmente por ser uma disputa de mata-mata, é o jornalista Carlos Cereto:

Acho um confronto muito equilibrado, por ser um mata-mata. Acredito que o Galo tenha um time muito melhor do que o do Palmeiras, mas neste tipo de competição, as coisas acabam se igualando um pouco mais. Este Palmeiras está acostumado a jogar esse tipo de decisão. Não podemos esquecer que a equipe paulista é a atual campeã da Libertadores e da Copa do Brasil. É um time que está acostumado a jogos com este peso, de confronto eliminatório, mas volto a dizer: o time do Galo é muito melhor, além do momento ser muito melhor!

Acredito que o Cuca seja melhor do que o Abel Ferreira, o ataque do Galo é mais poderoso do que o do Palmeiras, principalmente se falarmos em Diego Costa e Hulk! É impressionante o que o Hulk está jogando e tão impressionante quanto, a velocidade em que o Diego Costa se adaptou ao futebol brasileiro. Além deles, não podemos deixar de falar do Arana. O lateral do Galo está voando! Ainda assim, acredito que será equilibrado, apesar do Galo ser mais forte.

E não podemos deixar de lembrar que o Atlético tem uma vantagem de jogar a segunda partida em casa e com torcida! O Palmeiras vai jogar no seu estádio sem a presença do seu torcedor e isso faz diferença. Principalmente quando o assunto é o torcedor do Galo, que faz muita diferença!

Para o setorista do Palmeiras no site Globoesporte.com, Thiago Ferri, a primeira partida decidirá o grande favorito do confronto, que começa com uma leve vantagem para o Atlético:

A semifinal da Libertadores começa com um favoritismo ao Atlético-MG por conta de seu ótimo momento nas três competições que disputa, mas o Palmeiras, atual campeão, tem um elenco muito forte e já mostrou desempenho alto nesta temporada, como na classificação em cima do São Paulo, nas quartas de final. Um bom resultado do mandante no Allianz Parque pode fazer a balança do confronto mudar.

Compartilhe