Paulinho! Atlético vence o Cuiabá, entra em briga por Libertadores e segue invicto na Arena MRV

Compartilhe

Atlético e Cuiabá se enfrentaram na noite deste sábado (23) na Arena MRV, em partida válida pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com gol de Paulinho, o Galo venceu o Dourado por 1 a 0 e chegou aos 37 pontos, com o clube ocupando a 9ª posição na tabela da competição.

O jogo foi marcado por um amplo domínio do Atlético na primeira etapa, tanto em ações ofensivas, como na contenção dos espaços e na marcação do time adversário. O jogo mostrava que o time de Felipão sabia o que fazer para vencer e o gol, apesar de só sair nos minutos finais da primeira etapa, foi justo. A segunda etapa ficou marcada por uma morosidade da equipe alvinegra, que abdicou da intensidade e optou por controlar o resultado, deixando espaço para que o Cuiabá sonhasse com o empate, o que não aconteceu por conta do goleiro Everson.

Paulinho ampliou sua artilharia na Arena MRV com 4 gols marcados nas 3 partidas que o time disputou oficialmente em seu novo estádio. Com o tento, o artilheiro da nova casa do Galo chegou aos 21 gols na temporada, com apenas um a menos que Hulk (22).

Para a partida contra o Cuiabá, o técnico Felipão optou por escalar o time praticamente igual ao utilizado na vitória contra o Botafogo na rodada passada, apenas com o retorno do atacante Hulk, que estava suspenso, no lugar de Alan Kardec. Confira a escalação:

Paulinho de novo!

O jogo começou com o Atlético buscando a movimentação no ataque e pressionando a saída de bola do Cuiabá. Tocando a bola de pé em pé, a primeira boa chance nasceu logo aos 4 minutos, com cruzamento de Arana para o cabeceio de Paulinho, defendido por Walter. Durante os primeiros 15 minutos, o ímpeto atleticano permaneceu sufocando o time adversário, com facilidade em roubar a bola e chegar à entrada da grande área adversária. O gol só não saiu por conta do travessão, que parou o chute de Paulinho.

O Cuiabá tentava usar o contra-ataque como arma para levar perigo, mas dificilmente conseguia superar as linhas de marcação do Atlético, que dominava bem os espaços do campo. Apesar do amplo domínio e da maior posse de bola (quase 70%), o placar na Arena MRV permaneceu em 0 a 0 até a metade da primeira etapa.

Mas o que costuma dar certo, deu certo mais uma vez! Aos 41 minutos da primeira etapa, Paulinho e Hulk fizeram a tabela com extrema categoria na entrada da área do Cuiabá, Paulinho recebeu o último passe e finalizou, com categoria, para marcar seu 4º gol na casa do Galo (21º na temporada) e se isolar ainda mais como artilheiro da Arena MRV. 1 a 0 no placar. O jogo seguiu pegado, dessa vez com o Cuiabá tentando pressionar, mas nada mudou e o Atlético foi pro vestiário com a vitória parcial.

Defesa se destaca no segundo tempo

Para a segunda metade, Felipão optou por não fazer alterações no intervalo e voltou com o mesmo time. O Atlético optou por controlar o jogo e atacar com mais espaços, enquanto o Cuiabá, com certo desespero, não conseguia avançar e pressionar a defesa atleticana, forçando muito a bola longa.

As primeiras mudanças do time aconteceram apenas aos 21 minutos da etapa final. Felipão sacou Pavón para colocar Zaracho e Mauricio Lemos, amarelado, saiu para a entrada de Jemerson. Passado a metade da etapa final, o Cuiabá ainda não havia conseguido finalizar ao gol atleticano, que agora tinha na defesa sólida um dos destaques da partida.

O momento iluminado do sistema defensivo veio quando, na melhor chance do segundo tempo, o Dourado quase fez seu gol de empate. Em cobrança de falta lateral à área, Marllon cabeceou pra grande defesa de Everson, que também salvou o rebote do atacante Deyverson, no que foi o melhor momento da equipe visitante no jogo. O lance fez com que o Cuiabá crescesse na partida, mas ainda sem eficiência na construção das jogadas de ataque.

Nos minutos finais, o Atlético ainda teve a oportunidade de ampliar, com o meia Rikelme quase anotando um gol contra, a bola batendo no travessão e não entrando. Felipão optou por fazer novas mudanças e tentar retomar o controle do jogo, colocando Alan Kardec e Edenilson, nos lugares de Hulk e Pedrinho, respectivamente. Nos acréscimos, Felipão ainda fez sua última alteração, colocando Réver no lugar de Paulinho, muito aplaudido pela torcida presente na Arena MRV. As mudanças não surtiram muito efeito em termos ofensivos, mas foram suficientes para segurar o 1 a 0 no placar e garantir os três pontos.

O que vem por aí…

Agora o Atlético terá uma semana inteira para recuperação e treinos, pensando no duelo contra o Internacional, no dia 30 de setembro, no Beira-Rio, às 21 horas.

Compartilhe