FOTO: CESAR GRECO / FLICKR OFICIAL / S. E. PALMEIRAS
O Atlético perdeu para o Palmeiras por 3 a 0 em São Paulo em mais uma apresentação abaixo da crítica da equipe de Jorge Sampaoli. Dos últimos 18 pontos disputados, o Atlético conquistou apenas 5, sendo que perdeu várias boas oportunidades de vitória durante essas partidas. E o rendimento coletivo da equipe caiu bastante, como no péssimo primeiro tempo contra o Fluminense, o segundo tempo desastroso contra o Bahia, a oportunidade perdida contra o Fortaleza jogando com um a mais e o empate sem gols contra o Sport apresentando um futebol bem abaixo do esperado. Ou seja, o coletivo caiu muito e é preciso encontrar soluções, pois não dá mais para continuar oscilando e apresentando um péssimo futebol.
E alguns jogos o Atlético sentiu a falta dos selecionáveis Junior Alonso, Alan Franco e Savarino, porém mesmo após eles retornarem, o desempenho da equipe permaneceu em queda livre. Um dos motivos é que o esquema de jogo de Sampaoli está ficando manjado, os treinadores estão sabendo como neutralizar o ataque atleticano e explorar o contra-ataque diante de uma defesa lenta e exposta. Um time previsível, mesmo com as alterações, por muitas vezes estranhas de Sampaoli.
Mas ontem um lance chamou a atenção de todos, no terceiro gol do Palmeiras, Guga estava à frente do atacante palmeirense, mas correu de forma lenta e displicente para a jogada, Wesley recebeu sozinho dentro da área e fez o gol cara a cara com Éverson. Os jogadores não parecem estar mais com o mesmo comprometimento de jogos trás, e não apenas o Guga, mas vários atletas atuando de forma displicente como Jair, Allan e outros. O encanto acabou? Existe algum problema no grupo ou com o treinador? A mudança drástica de comportamento precisa ser explicado e esse time precisa de uma nova postura.
Ou talvez seja o fato de não termos um elenco tão forte como se pensava? Penso que temos sim bons jogadores, não um elenco forte com várias opções e falta o 9 e o 10 claramente no time atleticano. Mas ainda assim a postura pode e deve ser diferente. Hoje os jogadores do Atlético se encontram na situação de recuperação, todos eles, talvez eu tire apenas o Guilherme Arana dessa situação, mas o time inteiro precisa reverter esse momento e recuperar o futebol que ficou para trás. Semana cheia de trabalho novamente, a hora de recuperar é agora, não dá mais para continuar apresentando esse rendimento pífio e uma postura apática.
E Sampaoli, que gosta de cobrar, precisa ser cobrado. Não quer um centroavante, não quer um armador, mas não tem encontrado soluções para que o time saia desse momento péssimo na competição. E não será colocando o garoto Calebe levando de 3 a 0 no lombo que isso irá mudar. O treinador precisa se reencontrar também, repensar algumas questões e fazer com que o time volte ao caminho certo. Se já mostraram um grande futebol, isso pode acontecer novamente, mas é precisa mudar. Capacidade para isso o argentino tem, disso eu tenho certeza.