Preparador físico fala sobre baixo índice de lesões no Atlético, os 12 dias de folga, Diego Costa, Jair e Keno

Compartilhe

FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

O Atlético aproveita o período de 12 dias sem jogos para aprimorar a parte tática do time, Cuca vem trabalhando pesado com a equipe, tempo bom para aprimorar a parte física, que fica aos cuidados  preparador físico Cristiano Nunes.

Em coletiva, hoje pela manhã, Cristiano falou sobre os planos da preparação física para esse período sem jogos do time.

Nós vamos aproveitar esse tempo que nós temos, para fazer com que todos os atletas passam a ter as condições de realizar o plano de trabalho, o plano de ação, das ideias que o Cuca tem para com a equipe do Atlético.

O preparador físico salientou, que nessa reta final, não será só a parte física do time que pode ser um diferencial perante os adversários, será um conjunto de fatores.

O diferencial diante dos adversários, não vai ser estritamente a parte física. Você tem um conjunto de fatores, que fazem com que o Atlético possa passar bem pelas competições que ele está disputando. Você tem, de uma forma prioritária, a condição técnica dos atletas. O grupo de jogadores do Atlético, é um grupo muito qualificado tecnicamente, um grupo que tem apresentado um excelente futebol, e evidentemente, a questão da organização, feita pelo professor Cuca tem um papel muito importante na regularidade da equipe. É claro, que a condição física também exerce um papel importante, à medida que os atletas precisam realizar as ideias de jogo apresentadas pelo treinador. E é esse o nosso trabalho. É ter os atletas na sua melhor condição, numa condição que eles consigam suportar bem a sequência de jogos, consigam se recuperar bem entre as partidas, e consigam realizar aquilo que o professor Cuca tenha como ideal, dentro de uma partida.

Cristiano falou também, sobre a condição física de Diego Costa, que não jogava há oito meses, se apresentou no Atlético, treinou uma semana, e entrou no segundo tempo do jogo contra o Bragantino, fazendo inclusive o gol de empate do Atlético.

Em se tratando do Diego, ele vem desde janeiro, sem participar de jogos oficiais. Ele se apresentou com a gente, treinou durante o período de uma semana, e já participou pouco mais de 30 minutos, na partida contra o Bragantino. Ele tem muito a evoluir. Diego ainda tem um caminho mais longo, para chegar a sua melhor forma. Com o comprometimento que o atleta tem se apresentado na sua rotina diária de trabalho, nós esperamos alcançar com isso, à medida que ele consiga participar de cinco, seis jogos oficiais, que ele já atinja uma boa forma. Capaz de suportar um jogo completo, e boas condições.

Sobre o meio-campista Jair, que se recupera de uma lesão muscular na coxa, Cristiano vê com otimismo a liberação do jogador para o jogo contra o Fortaleza, no próximo dia 12.

O Jair já está no final do seu processo de cicatrização. Creio que nos próximos dias vai estar com a transição. Vamos procurar evoluir, para que ele tenha condição de um retorno, no jogo contra o Fortaleza, e estar disponível para o professor Cuca.

O atacante Keno, tem sido muito cobrado pelos torcedores nas rede sociais, principalmente pelo aspecto físico. Cristiano afirma, que essas duas semanas de treino serão proveitosas para que o atacante possa ter uma evolução física.

O Keno já vinha treinando com a gente, já vinha participando dos jogos. Também precisa de evolução, porém, ele já está num ritmo mais forte, ele já vem apresentando uma evolução nas partidas que ele tem entrado. Com certeza, essas duas semanas serão muito proveitosas, para que ele, na partida contra o Fortaleza, ele já esteja apto para desenvolver o seu melhor futebol, e apresentar uma grande condição física, técnica, e também um desempenho tático, que o professor venha a estar estabelecendo com esse atleta.

O Atlético vem se destacando na temporada, por ter um número muito baixo de lesões, e Cristiano garante que grande parte do mérito disso, fica por contar dos jogadores que estão tendo um melhor entendimento, e se cuidando mais, principalmente fora de campo.

A importância de você ter o seu atleta consciente dos cuidados que ele precisa adotar, tanto dentro do nosso dia a dia, como também o extracampo, é muito importante para que ele tenha uma longevidade durante uma temporada. Então, eu ressalto muito o comprometimento dos jogadores, o entendimento por parte dos atletas, em tomar cuidados, como uma boa alimentação, uma boa noite de sono. Procurarem fazer todos os processos de recuperação à medida que aja necessidade. E quando estiverem em campo, darem o seu melhor. Evidentemente, que os profissionais de apoio, incluindo a preparação física, técnica, fisiológica, nutricional. médica, todos esses vão dar um suporte para que os atletas tenham condição de evoluir, e apresentar um melhor futebol. Mas a grande chave da questão é, a conscientização por parte dos atletas da necessidade deles tomarem certos cuidados, para que eles consigam suportar bem uma temporada, tão extenuante quanto foi essa. Espero que a gente continue com um índice baixo de lesões, que a gente continue suportando bem as partidas, tendo todos os atletas a disposição do professor Cuca, para a gente terminar essa temporada da melhor forma possível .

Compartilhe