Logo Deus Me Dibre
Atlético

Presidente do Atlético confidencia que pediu à CBF o reconhecimento do título de 1937

Compartilhe

FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Em 2010, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a unificação das conquistas da Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata, transformando-as, assim, em títulos nacionais.

Com essa decisão, a CBF beneficiou Palmeiras, Santos, Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense.

O Santos teve reconhecido, os títulos de 1961,62,63,64,65 da Taça Brasil, e 1968 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Já o Palmeiras, teve reconhecido os títulos de 1960 da Taça Brasil, e 1967, 69 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Bahia, Cruzeiro e Botafogo, tiveram reconhecidos os títulos de 1959, 1966,1968, respectivamente, da Taça Brasil. E o Fluminense teve reconhecido o título de 1970, do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Por conta dessa unificação feita pela CBF,  o Atlético que ocupava o posto de primeiro Campeão Brasileirão com o título de 1971, cedeu o lugar para o Bahia, que conquistou a Taça Brasil de 1959.

Em entrevista ao canal do youtube Breno Galante, o presidente do Atlético, Sérgio Coelho, confirmou que o Atlético entrou com um pedido junto à CBF, para o reconhecimento do título de 1937 , como um título nacional.

Já fizemos um trabalho, e já apresentamos à CBF, para que ela reconheça, como reconheceu os títulos dos outros clubes. Temos muita esperança que isso possa acontecer. Mas, depende da CBF. A parte que dependia do Atlético, foi feita, comprovando os jogos, as matérias que saíram na época em jornais, e tudo mais, Então, a CBF vai analisar, e estamos otimistas que isso possa vir a dar certo. Tendo a aprovação da CBF, nós vamos comemorar esse título, como os demais clubes que receberam, comemoraram também – afirmou o presidente.

Segundo informações levantas pelo Atlético, no início de 1937, foi disputado o Torneio dos Campeões, organizado pela Federação Brasileira de Football (FBF), competição essa, que reunia os campeões regionais de 1936, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, representados por Atlético, Fluminense, Portuguesa e Rio Branco, respectivamente. O torneio tinha como finalidade, definir o campeão nacional. Com 4 vitórias, 1 derrota e 1 empate, o Galo sagrou-se campeão.

Caso tenha seu pedido acatado junto à CBF, o Atlético será reconhecido como Tricampeão Brasileiro, por conta dos títulos de 1937, 1971 e 2021.