Probabilidade de ser Campeão e desfalques para a sequência do Campeonato Brasileiro

Compartilhe

A ótima vitória na noite da última quarta-feira (03), diante do Grêmio, no Mineirão, aproximou ainda mais o Atlético do sonhado bicampeonato brasileiro. De acordo com o técnico Cuca, se o Galo conquistar mais 4 vitórias e 1 empate nos 9 próximos jogos, a probabilidade de o troféu nacional vir para Belo Horizonte é muito grande:

Se você for pensar em números e em percentual, hoje, o Palmeiras e o Flamengo têm 62% de aproveitamento. Um pouco menos até o Palmeiras, que tem 2 jogos a mais (em relação ao clube carioca). Eles, para chegarem a 74 pontos, precisarão ter 73% de aproveitamento, ou seja, 11% a mais do que possuem hoje. E nesse momento do Campeonato, com jogos na sequência de domingo e quarta, é muito difícil você estabelecer uma alta. A instabilidade é geral em termos físicos, desgaste, cartão para todos. Nós, em contrapartida, que estamos com 72% (aproveitamento), podemos dar uma caída para 50% dos pontos (que tem ainda a disputar). Temos 9 partidas, 27 pontos, se somarmos 13, alcançamos 75 e dificilmente alguém vai alcançar esse número.

E o treinador tem razão. De acordo com o portal de probabilidades da UFMG, com 75 pontos, o Atlético tem 98,02% de chances de ser campeão. Se o clube mineiro conseguir 5 vitórias, ao invés de 4 e 1 empate como disse Cuca, alcançando os 77 pontos, a probabilidade de ser campeão sobe para 99,58%.

Ainda de acordo com o site da Universidade Federal de Minas Gerais, o Galo possui, após as 29 rodadas disputadas, 94,4% de chance de chegar ao título. O time é seguido por Flamengo (3,3%), Palmeiras (2,2%) e Fortaleza (0,11%).

Desfalques

Foto: Pedro Souza / Atlético

Mas como nem só de coisas boas vive um treinador, Cuca recebeu na manhã desta quinta-feira (04), uma notícia não muito agradável. Além de Junior Alonso, que já havia sido convocado pela seleção paraguaia, agora foi a vez da seleção chilena anunciar um desfalque no time atleticano. Trata-se de Eduardo Vargas, autor do gol da vitória diante do Grêmio.

Estando a serviço das suas respectivas seleções, os jogadores irão perder os confrontos da 31ª e 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra Corinthians e Athletico-PR.

A lista pode e deve aumentar. Alan Franco e Savarino ainda aguardam a convocação das seleções do Equador e da Venezuela.

Compartilhe