FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO
O Atlético enfrenta o Palmeiras nesta segunda-feira às 17h em São Paulo pela 19a rodada do Campeonato Brasileiro precisando vencer para se reabilitar na competição. Dos últimos 15 pontos disputados, o Atlético conquistou apenas 5 pontos e caiu para a terceira colocação há 3 pontos dos líderes Internacional e Flamengo, porém com uma partida a menos.
Para esta partida o Atlético não poderá contar com o atacante Keno, suspenso, e com o meia Hyoran, por questões contratuais, o jogador é atleta do Palmeiras e está emprestado ao Atlético. Desta forma apenas um titular ficará de fora, mas isso já traz um problema grande para Sampaoli, pois Keno tem sido o melhor atacante do time disparado e os reservas estão todos em má fase, absolutamente todos.
Uma opção que pode ser utilizada por Sampaoli é jogar com três zagueiros, como fez inclusive contra Flamengo e Internacional fora de casa. Desta forma liberaria mais os laterais Guga e Guilherme Arana para atuarem como uma espécie de alas e preencheria mais o meio de campo. Perderia um jogador de ataque para puxar os contra ataques, mas poderá ser mais equilibrado dentro de campo.
Se optar por fazer apenas uma mudança na equipe, sem alterar o esquema tático, Sampaoli tem três opções: Marrony, Marquinhos e Savinho. Eu hoje optaria por dar uma oportunidade ao garoto Marrony, que atuava no Vasco pelo lado esquerdo, mas que no Atlético tem jogado como um “falso 9”, mais centralizado e tem tido muita dificuldade para desempenhar esta função com qualidade. Outro nome que pode surgir como uma surpresa é o argentino Zaracho, que pode fazer várias funções no meio campo atleticano, mas por estar totalmente fora de ritmo de jogo, deverá ser opção no banco para o segundo tempo.
Mas a principal mudança é a de postura, o Atlético precisa ter mais “sede de gol” e aproveitar as oportunidades. Um time sem confiança, que cria muitas oportunidades, mas que teve um péssimo aproveitamento nas últimas partidas. O Palmeiras vem embalado após a saída de Vanderlei Luxemburgo, um time bastante ofensivo, veloz e que tem pressionado a saída de bola das equipes, o Atlético terá que ter muito cuidado nesta transição. Mas que poderá dar espaços ao Atlético, pois não irá jogar de forma defensiva e reativa. Que o Atlético saiba aproveitar as oportunidades e voltar a vencer, pois uma derrota pode deixar o Atlético cada vez mais distante da disputa do título do Brasileirão.