FOTO BRUNO CANTINI/ATLÉTICO
O Atlético enfrenta neste domingo o América pela décima rodada do Campeonato Mineiro brigando para assumir a ponta da tabela. O América tem 3 pontos a mais, porém se perder para o Atlético será ultrapassado pelo saldo de gols e para assumir a primeira colocação nesta rodada, o Atlético precisa contar também com um tropeço da Tombense diante do Coimbra, de qualquer forma uma vitória garante uma vaga na semi-final do campeonato.
A mudança no clube nesses últimos meses foi bastante considerável e para melhor, se antes tínhamos Dudamel no comando da equipe, hoje o Atlético tem Sampaoli, o melhor treinador do futebol brasileiro no momento. Rui Costa era o diretor de futebol até poucos meses atrás, hoje o clube com Alexandre Mattos, um grande salto de qualidade que se traduziu nas boas contratações feitas durante a pandemia. Hoje o Atlético tem um time e um elenco muito mais encorpado, com excelentes promessas, algumas contratações de jogadores prontos como Keno e Junior Alonso, enfim, hoje o clube se encontra muito mais preparado para enfrentar principalmente o Brasileirão.
E para o jogo de domingo o time que será escalado, provavelmente, será muito parecido com a equipe que venceu o América no jogo treino semana passada, porém com uma alteração certa: Fábio Santos no lugar de Guilherme Arana, suspenso. Mas eu não descarto mais uma alteração na equipe, apesar de achar improvável, mas existe a possibilidade de Junior Alonso entrar no time já neste domingo no lugar de Réver. Nathan e Hyoran deverão ser os meias à frente do primeiro volante, que será Allan. Savarino e Marquinhos os pontas abertos e Marrony como um falso 9. Lembrando que hoje são permitidos 5 substituições durante a partida e acredito que atletas como Otero (caso esteja no BID até sexta-feira), Léo Sena, Dylan Borrero e até mesmo o garoto Savinho poderão ganhar oportunidades. Keno e Alan Franco ainda não deverão ser relacionados, além do atacante Bruno Silva, por conta do condicionamento físico.
De qualquer forma o time irá encorpar no decorrer das semanas com os atletas que irão ganhar condições de jogo e será interessante ver como o time de Sampaoli irá atuar. Já tivemos alguma ideia no jogo-treino, marcação pressionando a saída de bola do adversário, linhas altas, pontas bem abertos trazendo bastante amplitude, enfim, o fato é que muitos ajustes precisam ser feitos e isso se dará somente com os jogos, ritmo de jogo e competitividade. Mas o fato é que agora veremos uma ideia de jogo clara, algo que pouco vimos nos últimos anos.
Saudações atleticanas e até a próxima.
Beto Guerra