Qual será o time ideal de Jorge Sampaoli?

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI / ATLÉTICO

O Atlético está treinando há semanas na Cidade do Galo, tomando as devidas precauções e apenas um atleta foi diagnosticado com o COVID-19, o meia equatoriano Cazares, que inclusive está muito próximo de retornar aos treinamentos. E sempre vazam informações sobre os treinos, possíveis titulares, jogadores que supostamente estariam agradando ao treinador por estarem se destacando nas atividades, enfim, o fato é que Sampaoli tem feito muitos testes no elenco.

Hoje é difícil imaginar uma escalação ideal do atual treinador atleticano, mas algumas posições estão mais esclarecidas como o sistema defensivo. Ainda existe a dúvida se o treinador irá atuar com dois ou três zagueiros, ou mesmo volantes, uma vez que Sampaoli, no próprio Santos, alternava muito o esquema tático e principalmente as escalações – com muita rotatividade entre atletas. Mas é possível pensar em alternativas, com as informações que chegam e com as contratações que foram feitas. Resolvi imaginar uma possível escalação do treinador atualmente.

Acredito que inicialmente a defesa será formada por dois zagueiros com Igor Rabello e Junior Alonso levando vantagem aos companheiros. O zagueiro paraguaio por ser um pedido de Sampaoli, jogador de seleção e Igor Rabello pela qualidade técnica e estatura, mas Gabriel corre por fora tranquilamente. As laterais hoje não tem o que mexer, Guga e Arana são titulares absolutos. No meio campo escalei dois volantes com uma excelente saída na transição e chegada ao ataque, mas não irei me surpreender se o Allan for escalado no lugar do Jair, devido a contusão recente do jogador. Alan Franco ainda não conseguiu chegar a Belo Horizonte, mas acredito que muito breve será titular com Sampaoli, que pediu a sua contratação e tem confiança no potencial deste volante.

No ataque as opções são muito grandes, escalei Keno pela sua qualidade e experiência, o jogador pode fazer a diferença no time atleticano, Savarino na direita pela sua velocidade, dribles curtos e boa finalização e Nathan centralizado, pois o jogador tem se destacado bastante nos treinamentos, segundo informações da imprensa, fazendo inclusive com que Sampaoli tivesse pedido a sua permanência no Atlético. As duas posições que mais estão em aberto são exatamente o goleiro e o centroavante, principalmente pelo fato de Sampaoli estar cobrando contratações para essas duas posições atualmente, portanto, Rafael e Tardelli não estão garantidos nesse time titular, mas hoje seriam as minhas primeiras opções no elenco.

De qualquer forma jogadores como Gabriel, Allan, Leo Sena, Marquinhos, Marrony e Bruno Silva correm por fora e podem ser surpresas nesse time titular do Atlético. Ainda temos Mailton, Otero e Dylan Borrero como opções, mostrando claramente que hoje o Atlético possui um elenco forte, com várias opções de jogadores com características diferentes. E não descarto outras formações táticas como um 3-4-3 ou 4-1-4-1, o fato é que, pelas declarações dos jogadores, será um time bastante ofensivo e que irá valorizar muito a posse de bola. Se vai dar certo, só o tempo dirá, mas há possibilidade é muito grande pela qualidade do treinador e do atual elenco.

Saudações atleticanas e até a próxima.

Beto Guerra

Compartilhe