
FOTO: BRUNO CANTINI / REPRODUÇÃO ATLÉTICO
O Atlético ontem oficializou a efetivação do treinador Rodrigo Santana até o final da temporada, acabou o papo de interino. E com isso não tem como a gente não comparar com o que aconteceu com o Thiago Larghi em 2018, pois foi muito parecido. Mas existem duas diferenças fortes que podem fazer com que o Rodrigo Santana consiga ter mais sucesso no Atlético do que teve o Thiago Larghi: diretor de futebol e disputa de títulos.
E pode existir ainda uma terceira diferença e essa eu espero que aconteça de fato, não pode haver um desmanche no elenco como houve em 2018, isso prejudicou muito o trabalho do Thiago. Se o Rui Costa conseguir manter os principais jogadores e quem sabe não vender ninguém agora, pode ser que o Rodrigo tenha sucesso neste segundo semestre, quem sabe até mesmo com a conquista de um título.
Thiago Larghi teve como diretor o péssimo Alexandre Gallo que fez contratações terríveis, deixou cair muito a qualidade do time no segundo semestre e não fazia bem o papel de um diretor, não ajudava em nada o Thiago que teve que resolver sozinho vários problemas que ele nunca havia enfrentado. Já hoje o Rodrigo tem o amparo do Rui Costa, que é um diretor competente, que exerce a sua função muito bem e auxilia sempre o treinador ajudando a resolver problemas no grupo, enfim, faz o papel que o Gallo não fazia.
E outro fator importante que ajuda o Rodrigo Santana a ter um sucesso maior que o Larghi teve é o fato dele estar disputando todos os títulos, principalmente as copas, algo que infelizmente o Thiago não conseguiu, foi eliminado de cara na Sul Americana e Copa do Brasil. Mas julho será um mês decisivo para o Rodrigo, pois da mesma forma que podemos continuar vivos nas duas competições, podemos também ser eliminados e isso iria comprometer o restante da temporada.
Enfim, de qualquer forma o mais importante é saber que hoje o Rodrigo Santana tem muito mais chances de dar certo do que o Larghi tinha ano passado, existem algumas semelhanças na situação como um todo, mas existem também diferenças gritantes e acredito que o Rodrigo Santana está mais preparado que o Thiago e tem hoje um Atlético muito mais estruturado para vencer. Nos cabe agora torcer e apoiar, fecharmos com o grupo e jogarmos juntos, aposto muito nesta Sul Americana, temos condições de vencê-la.
Saudações atleticanas e até a próxima.
Beto Guerra.