QUEM COMPLICA A VIDA DO GALO?

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

Provavelmente você leu o título do texto e abriu o Deus Me Dibre para ter a certeza de que a resposta é ‘O GALO COMPLICA A VIDA DO GALO’. Talvez seja a resposta certa, então vamos adaptar para, ‘quais outros clubes complicam a vida do Galo’? É que o discurso de que o Atlético tem perdido pontos para equipes fracas do Brasileiro ganhou a arquibancada. Olhando para a tabela do campeonato, o cenário é outro, pois, na maioria das vezes, comemoramos contra os dez últimos e tropeçamos contra os dez primeiros. Para fechar o primeiro turno sonhando em continuar no topo, o cenário terá que mudar.

Com o fim da 16ª rodada, enfrentamos todos os clubes do décimo até o vigésimo lugar na tabela, enquanto na parte de cima, não encontramos ainda Corinthians, Botafogo e Internacional. Dos dez jogos contra os dez últimos colocados, vencemos sete, empatamos dois e perdemos um, tendo o aproveitando alto de 76,67%. Contra os dez primeiros, uma vitória, um empate e quatro derrotas, com o péssimo aproveitamento de 22,22%.

Vale reclamar do comportamento da equipe em determinados jogos, como no empate contra o Fortaleza após abrirmos dois a zero no placar ou da passividade ao aceitar o zero a zero com o Goiás sem agredir o adversário, mas a tabela mostra que precisamos melhorar nosso desempenho contra os mais fortes do Brasileiro.

Palmeiras e Santos empataram com o CSA, São Paulo e Palmeiras empataram com o Bahia; o tricolor paulista ainda empatou com o Cruzeiro em casa e com o Avaí como visitante, Corinthians e São Paulo não venceram o Vasco em São Januário, como fez o Galo, o Palmeiras perdeu para o Ceará e empatou com o Vasco, o Corinthians empatou com o Avaí e o Santos empatou com o Fortaleza após abrir três a zero no placar. Ufa!

É o Galo quem entregou pontos bobos? Não! O campeonato mostra que nós precisamos crescer contra os primeiros colocados, como na derrota para o Palmeiras no Mineirão e no empate com o São Paulo no Horto. Aliás, crescer em grandes jogos é um desafio que esse elenco busca há algum tempo sem sucesso. Nos destacamos nas primeiras fases do Mineiro e Libertadores, mas esquecemos o significado do “quando tá valendo, tá valendo”.

Para continuar na briga por G6, G4 ou título, o Atlético terá que melhorar o desempenho contra os dez primeiros. Corinthians, Botafogo e Internacional, próximos adversários antes de fecharmos o primeiro turno, ocupam a sexta, sétima e décima posição respectivamente. Repetir o aproveitamento das dezesseis rodadas iniciais é dar adeus à chance de título e colocar em risco até mesmo a briga pelo G6. Pra cima deles, contra os fortes também, Galo. São eles que tem complicado a nossa vida até o momento.

Compartilhe