FOTO: CÉSAR GRECO / FLICKR / PALMEIRAS
O Atlético goleou o Vasco domingo no Mineirão e voltou a apresentar um futebol de muita qualidade técnica e tática, além de ser ofensivo, organizado e extremamente eficiente. Um futebol que encanta pelo seu volume de jogo e pela evolução a cada partida. O time de Sampaoli controla o jogo, sufoca o adversário e tem sofrido menos na parte defensiva. Mas tudo isso não se deve, principalmente, pelas peças do elenco atleticano, mas sim pelo fantástico trabalho de Jorge Sampaoli que potencializa as qualidades dos atletas e mostra o caminho para a evolução de cada jogador.
Hoje os principais adversários do Atlético na disputa pelo título do Brasileirão são Flamengo e Palmeiras. Internacional, São Paulo e Santos correm por fora. Isso porque o Internacional tem oscilado muito e lhe falta elenco para brigar pelo título nas três competições que disputa. O São Paulo vive um inferno astral enorme devido a eliminação na Copa Libertadores, Fernando Diniz segue contestado e pode ser demitido a qualquer momento e o elenco não é tão forte para a disputa de um campeonato de pontos corridos. E deverão priorizar a Copa do Brasil e a Sul Americana, caso se classifiquem para a competição. O caso do Santos é parecido na questão do elenco que sofre pelo fato do clube paulista não poder contratar por conta de uma punição da Fifa e poderá inclusive perder pontos no Brasileiro caso não quite as dívidas do zagueiro Cléber e do atacante Soteldo. O Santos tem um time bom, mas não tem elenco e depende muito de dois jogadores: Soteldo e Marinho. Dificilmente essas três equipes terão forças para disputar o Brasileirão até o final e é provável que em algum momento priorizem as copas.
O grande trunfo do Atlético é Sampaoli e o coletivo, se analisarmos bem: quais jogadores do Atlético seriam titulares absolutos em Palmeiras e Flamengo? Penso que alguns jogadores seriam nas duas equipes, principalmente falando em Junior Alonso e Guilherme Arana. Keno seria titular no Palmeiras com toda certeza no lugar do Rony e Jair no Flamengo no lugar do Arão ou Thiago Maia. Talvez até o Guga esteja vivendo um momento melhor que Isla e assumiria a vaga. Mas realmente se analisarmos friamente, a maioria dos jogadores do Atlético não seriam titulares nas duas equipes, porém o trabalho de Luxemburgo e Domenec nem se comparam ao trabalho de Sampaoli neste momento. Coletivamente o Palmeiras tem muitos problemas, uma equipe pobre de ideias e que vence, por muitas vezes, pela qualidade individual do seu elenco e não pelo trabalho do treinador. Já o Flamengo vive altos e baixos na temporada, principalmente com a chegada de Domenec, chegou a perder de 5 a 0 para o Independiente Del Valle, mas de fato tem o melhor elenco do futebol brasileiro e continua sendo um forte candidato ao título do Brasileirão. Mas coletivamente perdeu muito com a saída de Jorge Jesus e ainda não se encontrou.
Enfim, o fato é que hoje o Atlético tem o melhor treinador do país, um elenco muito bom e que deverá se reforçar em outubro e tudo indica que irá brigar pelo título do Brasileirão até o fim, até mesmo porque disputa apenas esta competição até o final da temporada. Mesmo que os seus jogadores não sejam “titulares em outras equipes”, o conjunto é muito forte e provavelmente, ao final do campeonato, muitos desses jogadores serão premiados pela regularidade durante a competição. Resta saber se o elenco do Atlético será suficiente para vencer um campeonato longo e difícil como é o Brasileirão.