FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Com quase 1 ano e dois meses de Atlético, o “azar” em momentos importantes tem marcado a trajetória do goleiro no clube. Seguindo a cronologia dos fatos ocorridos com o goleiro até o momento no Atlético podemos constatar isso.
Em janeiro do ano passado (2020) o Atlético começou a mostrar interesse pelo goleiro Rafael e as conversas entre os dois começaram. Em fevereiro, Rafael conseguiu sua rescisão de contrato com o Cruzeiro através de um acordo feito na justiça e os entendimentos com o Atlético começaram a se intensificar.
O primeiro azar de Rafael, aconteceu no dia 01 de março, quando o Atlético anunciou Jorge Sampaoli como o novo técnico para o lugar de Rafael Dudamel. Uma das primeiras atitudes de Sampaoli foi pedir para a diretoria a contratação de novo goleiro, mesmo não tendo tempo para trabalhar com os goleiros que estavam no clube.
Dia 03 de março, Rafael é apresentado como novo reforço com o Atlético, e assina um contrato até o final de 2023.
Dia 14 de março, Sampaoli estreia no comando do time do Atlético, e Rafael no gol atleticano, na vitória por 3 x 1 sobre o Villa Nova, em Nova Lima. No primeiro jogo sem a presença de torcedores, por causa da pandemia.
No dia 15 de março, a Federação Mineira de Futebol, anuncia a paralisação do Campeonato Mineiro por tempo indeterminado, devido a pandemia do coronavírus.
Dia 26 de julho, o Campeonato Mineiro é reiniciado. Rafael atua como titular o restante do campeonato, e conquista o título da competição.
O segundo azar, dia 09 de setembro, Rafael é expulso aos 15 minutos de jogo, contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, por falta dura sobre o atacante Marinho.
Dia 10 de setembro, goleiro Everson é anunciado como novo reforço do Atlético, com contrato até dezembro de 2022. Goleiro foi uma indicação de Sampaoli, com quem trabalhou, anteriormente, no Santos.
Dia 13 de setembro, Everson estreia no gol do Atlético, na vitória por 2 x 1 sobre o Bragantino, no Mineirão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partir daí, se torna o titular do Atlético na competição.
Dia 20 de novembro, Everson é diagnosticado com covid-19.
Dia 22 de novembro, Rafael volta ao gol do Atlético no jogo contra o Ceará pela 22 ª rodada do Brasileirão.
Dia 25 de novembro, com Everson ainda em isolamento social, Rafael é titular na vitória por 2 x 1 sobre o Botafogo pela 23ª rodada do Brasileiro.
O terceiro azar, dia 27 de novembro, Rafael é diagnosticado com Covid-19.
Dia 30 de novembro, Everson se recupera da Covid-19, e volta aos treinos.
Dia 06 de dezembro, Everson volta ao gol do Atlético no empate por 2 x 2 com o Internacional, em jogo válido pela 24ª rodada do Brasileirão, e não saí mais, até o final da competição.
Dia 04 de março de 2021, o Atlético vence o Tombense, em Tombos, por 2 x1. O jogo marca a volta de Rafael ao gol atleticano, na ausência de Everson, que ganhou 10 dias de folga, após o término do Brasileiro.
Dia 07 de março, com Everson de folga, Rafael segue no gol do Atlético, e o time vence o Uberlândia por 4 x 0 no Independência, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
Dia 13 de março, Rafael segue como titular, e o Atlético vence mais uma no Campeonato Mineiro, desta vez, por 3 x 1 sobre o Patrocinense.
Dia 19 de março, marca a estreia de Cuca como treinador do Atlético, e a volta de Everson ao gol atleticano, na vitória por 3 x 0 sobre o Coimbra.
O quarto azar, dia 24 de abril, Cuca resolve poupar os titulares, por causa do jogo da 2ª rodada da Libertadores. Rafael reaparece no gol, no jogo contra o Atlhetic. Aos 36 minutos do segundo tempo, em um choque com o atacante adversário, Rafael deixa o campo lesionado.
Dia 26 de abril, o Atlético comunica que Rafael sofreu uma luxação no ombro direito, com fratura no local. Fratura detectada, após exames de imagem realizados. Novos exames serão feitos, e após a avalição desses exames, será decidido se o jogador passará por cirurgia. Prazo de recuperação é de 4 a 6 meses.
Preferido por grande parte da torcida, Rafael tem 21 jogos com a camisa do Atlético e tomou 14 gols .