
FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLÉTICO
Calor, desgaste e gol no fim. Esse foi o roteiro de mais uma vitória do Galo! Atlético e Ipatinga se enfrentaram na noite deste sábado (4) em partida válida pela 3ª rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro de 2023. Com gol marcado por Rubens, o Galo ganhou do Tigre do Vale do Aço por 1 a 0.
A partida se destaca pela utilização de jogadores inicialmente considerados reservas pelo técnico Eduardo Coudet. Dos 11 que iniciaram a partida, apenas o goleiro Everson é considerado um titular absoluto da equipe de “Chacho”.
Confira a escalação do Atlético para a partida:

Mesmo com o time reserva, o Atlético não se poupou em intensidade. A equipe começou pressionando o time mandante, principalmente com Hyoran e Sasha aparecendo muito para criar as principais jogadas. A defesa do Ipatinga se defendia como podia das invertidas de bola e dos passes longos, sempre buscando os laterais ou os pontos, inclusive com Ademir sendo bastante acionado.
O Atlético seguiu todo o primeiro tempo pressionando e obrigando o goleiro Gabriel a fazer boas defesas. Os laterais continuavam sendo a válvula de escape, com os pontos sempre acompanhando e criando as melhores chances para furar a defesa do Ipatinga, que não conseguia sequer sair do seu campo de defesa e só levou relativo perigo em um lance.
Apesar de todo o domínio da partida, das chances criadas e dos números de finalizações, o Atlético não conseguiu passar pelo goleiro Gabriel e viu o placar da primeira etapa terminar sem gols. 0 a 0.
O segundo tempo começou com o mesmo ímpeto do Atlético em buscar o seu gol, mas com um Ipatinga disposto a arriscar um pouco mais na marcação e tentando trabalhar a bola em seu ataque, mas sem sucesso. Aos poucos, o forte calor no Ipatingão acabou por diminuir o ritmo do jogo – alguns torcedores precisaram ser atendidos pela equipe médica no estádio – e aos poucos os técnicos foram realizando alterações.
No Atlético, Paulinho, Pedrinho, Edenilson e Pavón foram acionados para entrarem nos lugares de Sasha, Ademir, Igor Gomes e Hyoran, respectivamente, com o objetivo de dar mais dinâmica e força ofensiva. Por pouco, em um dos momentos de blitz atleticana, o Atlético não abriu o placar, primeiro com Paulinho, depois com Vargas.
Mas foi Rubens quem abriu o placar e fez o gol do jogo. Pedrinho lançou da intermediária e Rubens, infiltrando na grande área, consegue desviar a bola para o fundo das redes. 1 a 0 aos 43 minutos do segundo tempo. Depois do gol, bastou ao Atlético controlar a partida e administrar o tempo até o final do jogo, garantindo a vitória.
Com esse resultado, o Atlético chega aos 9 pontos e lidera o grupo A do Campeonato Mineiro, enquanto o Ipatinga, que fez sua estreia na competição, segue sem pontuar no Grupo C.
O próximo confronto do Galo será na quarta-feira (8), contra o Democrata de Sete Lagoas, no Independência, às 19h15, pela 4ª rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro de 2023.