Rubens Menin sonha com títulos: “Eu acho que o Atlético está entregando o que a gente quer, mas não acabou”

Compartilhe

FOTOS: DANIELA VEIGA / AGÊNCIA GALO / ATLÉTICO

O Atlético vive um grande momento, dentro e fora dos campos. O time está bem nas três competições que disputa, continua se reforçando com jogadores de alto nível, e segue administrando sua vida financeira, e mantendo os salários em dia.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Rubens Menin, um dos mecenas do Atlético, falou sobre o objetivo dos apoiadores para o Atlético.

O objetivo desse grupo de apoio ao Atlético, falam que são os “4 R’s”, mas ele é muito maior, nós somos mais de vinte pessoas envolvidas, é que o Atlético, em toda a competição que ele entre, ele entre com chance de ganhar. O objetivo maior do futebol é ganhar títulos. Quando a gente planeja a longo prazo, que o Atlético seja uma potência esportiva, precisa-se de ter vários componentes, precisa de ter uma torcida apaixonada, precisa de ter disciplina financeira, capacidade de investimento, mas o fruto de tudo isso, que vai mostrar que você está no caminho certo, são os títulos. A gente espera que em toda a competição, que o Atlético seja um dos favoritos, e isso, graças a Deus, nos estamos sendo reconhecidos assim.

Sobre a chance do Atlético conquistar títulos esse ano, Menin está bem otimista, e sonha com a possibilidade do time ganhar todas as competições que está disputando.

O futebol brasileiro é muito competitivo. Você tem grandes equipes. Na Copa do Brasil, nessa reta final só tem timão. Na Libertadores é até dispensável falar, nós estamos aí nessa reta final, e a coisa vai ficando cada vez mais difícil. O Campeonato Brasileiro, é o campeonato mais difícil do mundo. Não estou falando que é o de mais alto nível técnico, mas é o mais difícil. Mas, até agora, o Atlético mostrou, que é um dos times, que pode ser considerado como favorito. A gente, como torcedor, espera que o Atlético ganhe um título esse ano, ou dois, quem sabe três. Aí seria o sonho dos sonhos, dos sonhos. É muito difícil, mas pode acontecer. O time que está na liderança dos campeonatos que está disputando, mostra que tem força para chegar lá.

Sobre a gestão financeira do clube, o mecenas explica, que o Atlético hoje, é uma grande empresa, com teto de gastos, e com uma disciplina financeira.

O Atlético é uma empresa grande. Uma empresa de R$500 milhões por ano, é uma empresa grande. Ela tem que ter gestão. A coisa não pode ser feita de forma improvisada. Por exemplo, a gente contratou o Diego Costa agora. O Atlético tem teto de gastos, assim como o Brasil tem teto de gastos. Você tem dois parâmetros para trazer jogadores. Primeiro, o salário tem que estar em dia. O segundo, é você ter um teto de gastos. Você trazer um Diego Costa, você tem que tirar outros jogadores, tem que tentar melhorar o elenco. Para esse ano, dentro do orçamento desse ano, para vir novos jogadores, você tem que vender um jogador, ou substituir. Porque hoje, o orçamento está no limite. A gente tem que ter disciplina financeira.

Menin prevê, que para 2022, o orçamento do time de futebol, será maior, porém terá que ter a aprovação do Conselho, e tudo tem que ser feito com muita responsabilidade

Para 2022, nosso orçamento vai ser um pouquinho maior para o futebol, do que este ano está sendo, Isso tem que ser aprovado pelo conselho, tem toda uma governança. Mas, você não pode fazer investimento, de forma irresponsável. É importante o momento que o clube está passando, onde todo o Conselho do Atlético, está pacificado em cima disso, tem uma diretoria altamente qualificada, ou seja, todos os profissionais do Atlético, que é uma empresa, são profissionais do mais alto nível. Então, esse trabalho tem que ser feito, levando tudo isso em conta. Eu já muito time ganhar títulos, e depois quebrar. Então não adianta. o troço em que ter sustentação. E já tem time no Brasil fazendo isso. O Atlético não é novidade não. E a sorte do Atlético, é que tem uma torcida apaixonada que, se hoje estivéssemos com os campos liberados, o Atlético estaria com todos os jogos cheios.

Questionado, porque o Atlético não corre risco de quebrar, o mecenas foi enfático na sua resposta, e ressaltou, que o Atlético está pacificado, e tem a fórmula para não deixar que isso aconteça.

O Atlético está pacificado. O Conselho está pacificado. A participação do Conselho é importante, da diretoria, da torcida. Não existe hoje no Atlético, divisão. Aí você pode fazer um planejamento de longo prazo. Essa é a primeira coisa importante. Como empresa, nós temos medidores, do mesmo nível de desempenho, de uma grande empresa. Nós não podemos aumentar nosso endividamento líquido, ele tem que cair sempre, o patrimônio tem que crescer. Isso se for feito, com competência, o time não quebra.

Menin ainda destacou que, o trabalho no Atlético está só começando, o time tem um planejamento financeiro de cinco anos, e muita coisa já mudou dentro do clube.

Eu acho que o Atlético está entregando o que a gente quer. Mas não acabou. A coisa ainda vai muito longe. O Atlético hoje, tem um planejamento financeiro de cinco anos, Quando a gente chegou, tinha de uma semana. Como clube de futebol, era muito mal gerenciado. Mudou muito.

Compartilhe