SAMPAOLI E RAFAEL ESTREIAM COM VITÓRIA

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

Na estreia de Jorge Sampaoli e Rafael, o Atlético venceu o Villa Nova 3 a 1, em Nova Lima, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. O treinador argentino surpreendeu na primeira escalação ao optar por Di Santo e Ricardo Oliveira formando a dupla de ataque. Questionado pela torcida e sem atuar desde a eliminação para o Afogados, Di Santo balançou as redes do Alçapão do Bonfim logo no primeiro minuto de jogo. Hyoran, que também voltou ao time titular, arrancou com a bola e passou para Nathan, que foi até a linha de fundo, tocou para trás e encontrou Di Santo na área. O atacante teve que encontrar uma brecha no paredão de jogadores adversários em cima da linha do gol para abrir o placar.

O Villa não se abateu e foi para cima do Atlético, aproveitando os erros do alvinegro nas saídas de bola. As principais chances do leão aconteceram nas falhas de Allan e Guga em trocas de passe na defesa, característica do estilo de jogo de Sampaoli. Até se acostumar com a ideologia do treinador argentino, o atleticano terá fortes emoções com a proposta de sair jogando com a bola no chão. Rafael foi acionado o tempo todo pelos defensores e pelos volantes que se apresentavam para iniciar as jogadas. O arqueiro ganhou atenção especial de Sampaoli durante os treinos da semana para aperfeiçoamento do passe, evitando chutões a todo o momento.

Com muita dificuldade de passar do meio-campo, o Galo apostava mais nas jogadas pelo lado direito, acionando Savarino na linha de fundo, mas incomodando pouco o goleiro Ricardo Vilar. A questionada dupla de ataque voltou a funcionar no segundo gol quando Di Santo arrancou com a bola, trabalhou com Ricardo Oliveira, que passou para Hyoran finalizar. A bola bateu na trave e, na volta, Savarino aproveitou o rebote para ampliar o placar em um bonito voleio.

Na segunda etapa, Guilherme Arana, aos onze minutos, marcou o terceiro gol do Atlético. Em arrancada de Ricardo Oliveira, o camisa 99 passou para Nathan, que deu um belo passe para Arana na área. O lateral esquerdo marcou o primeiro gol com a camisa do Galo. Aos dezesseis minutos do segundo tempo, em contra-ataque, Ricardo Oliveira recebeu um belo lançamento de Nathan e sofreu pênalti após dura entrada do goleiro Ricardo Vilar. No duelo dos “Ricardo’s”, Oliveira bateu e Vilar defendeu, impedindo o quarto gol alvinegro.

Logo após desperdiçar a penalidade, Ricardo Oliveira deixou o gramado para a entrada de Marquinhos. O Leão do Bonfim diminuiu o placar aos vinte e cinco minutos com Zé Eduardo. A trama envolvendo Pinguim, David Cunha e Zé impediram que Rafael não sofresse gol na estreia. Pinguim recebeu na área, dividiu com a zaga e a bola sobrou para David Cunha que tirou de Rafael com categoria, mas pouca força. Zé Eduardo acompanhou a bola indo em direção a linha do gol e finalizou quando percebeu que a defesa do Galo chegaria a tempo de tirar.

O ritmo intenso das equipes continuou com boas chances para os dois lados. A jogada que começou em boa roubada de bola de Di Santo terminou nos pés de Nathan, que desperdiçou chance clara na área. Na sequência, Pinguim assustou Rafael com um bom chute, exigindo importante defesa do goleiro. Diego Tardelli estava na linha lateral, pronto para entrar, quando Guilherme Arana recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Sampaoli foi obrigado a mudar a substituição e Fábio Santos entrou na vaga de Savarino. Na última alteração, Réver entrou no lugar de Di Santo e o Atlético voltou a atuar com três zagueiros na temporada. Volante no início da partida, Nathan passou a ser a referência alvinegra no ataque. Mesmo com um a menos, o Atlético não foi pressionado pelo Villa nos minutos finais.

Com 18 pontos na tabela, a vitória deixa o Galo na segunda colocação do estadual, podendo ser ultrapassado pelo América após o término da rodada. Os comandados de Jorge Sampaoli voltam a campo no próximo domingo (22), no Independência, em clássico contra o Coelho. Se perdeu Arana, Sampaoli terá o retorno de Jair e Otero, que cumpriram suspensão contra o Villa.

Compartilhe