A noite desta quarta-feira (04) foi amarga para o Atlético, que saiu derrotado por 2 x 0 diante do Vasco, em São Januário. Em duelo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo direto por uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025, o Galo voltou a perder.
Ainda se recuperando da derrota na final da Copa Libertadores para o Botafogo, o clube mineiro não conseguiu jogar e sofreu com os gols de Vegetti e Coutinho, que garantiram a vitória cruz-maltina.
Com o resultado, o Atlético manteve os 44 pontos e caiu para a 13ª colocação no Brasileirão. Agora, o time está a dois pontos do Athletico-PR, adversário da última rodada e a primeira equipe fora da zona de classificação para a Sul-Americana. Já o Vasco chegou aos 47 pontos, se consolidando na 11ª posição e assegurou sua vaga no torneio continental.
ESCALAÇÕES
Atlético
Com apenas mais duas partidas no ano, Gabriel Milito escalou sua equipe titular. Apenas os jogadores entregues ao Departamento Médico; Bernard, Zaracho e Paulinho (que passou por cirurgia), não jogaram.
O Atlético foi escalado com:
Vasco
Com força máxima, o time comandado por Felipe “Maestro” buscava se consolidar na classificação para a Sul-Americana. Para isso, o treinador escalou algumas das peças mais experientes do elenco, como Alex Teixeira, Jair, Vegetti e Coutinho.
O JOGO
A partida em São Januário começou com Atlético e Vasco alternando a posse de bola. O time da casa, aproveitando melhor a movimentação pelo meio de campo, criou algumas possibilidades. O Galo teve apenas uma chegada no primeiro tempo, com Deyverson tocando de cabeça em um cruzamento.
O primeiro tempo acabou sendo “frio”, sem grandes destaques. Enquanto o Vasco teve 63% de posse de bola e 4 finalizações, o Galo também chutou 4 vezes, mas com 37% de posse.
A emoção ficou mesmo para a segunda etapa, que logo aos 6 minutos teve o primeiro gol. Em bola recuperada em cima de Rubens, Coutinho achou Vegetti na área, que de primeira venceu Everson para marcar 1 x 0 para o Vasco.
A partir do gol, o alvinegro carioca começou a ameaçar mais o Atlético, ganhando confiança e trazendo mais perigo após abrir o placar.
O Galo surpreendeu em um momento, subindo a marcação e roubando a bola na saída do goleiro Léo Jardim, mas Vargas, frente a frente com o arqueiro, desperdiçou a melhor oportunidade do Atlético no jogo.
Seguindo a máxima do futebol, de “quem não faz, toma”, o Vasco ampliou em mais uma bola roubada. Em grande contragolpe, Lucas Piton achou Coutinho que bateu no contrapé de Everson para fazer o 2 x 0 aos 18 minutos.
O Atlético até tentou com o tempo que restou agitar a partida e tentar diminuir o placar, mas sem qualquer efetividade, em mais uma partida apática do time de Milito, que chegou agora a 12 partidas sem vitórias.
O que vem por aí…
O Atlético encerra sua temporada neste domingo (08), enfrentando o Athletico-PR em Belo Horizonte, às 16h00, pela última rodada do Brasileirão. A partida será decisiva para as pretensões do Galo, que busca uma vaga na Copa Sul-Americana e um alívio para um ano de altos e baixos.