FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
O presidente Sérgio Coelho, completou ontem (04), 8 meses à frente do Atlético e fez questão de enviar a todos os conselheiros do clube, na manhã desse domingo, um relato do que foi feito no clube, nesse último quadrimestre.
A seguir, os principais tópicos abordados pelo presidente, nessa prestação de contas enviada aos conselheiros :
Grande Momento
O Galo vive ótima fase dentro das 4 linhas. É líder do Brasileirão, está nas semifinais da Libertadores e com vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. Isso é consequência do trabalho sério que estamos desenvolvendo e, indiscutivelmente, do acerto nas contratações realizadas;
Reforços
Nesse último quadrimestre, agregamos à equipe dois importantes reforços: o zagueiro Nathan Silva, que foi repatriado; e o atacante Diego Costa, uma das maiores contratações da história do nosso Clube;
Economia / Receita
O Atlético já arrecadou cerca de 50 milhões de reais com a transferência de atletas em 2021. Nos últimos 4 meses, foram negociados Terans, Edinho, Léo Sena, Gabriel e Marrony. Outros 26 atletas foram emprestados e dispensados no quadrimestre, no ano foram mais de 60, o que gerou grande economia, face a desoneração de nossa folha de pagamento;
Novo Centro de Informação do Galo (CIGA) / Analytics
Reestruturamos o departamento que embasa as decisões do Clube ligadas ao futebol, através de modernas ferramentas de análise. O Galo é o primeiro clube do Brasil a ter uma área de Analytics parceira da StatsBomb, plataforma mais avançada do mundo em análise de dados de futebol;
Futebol Feminino
Contratamos uma nova executiva para o FF, Carol Melo, profissional com grande experiência e currículo, foi campeã da libertadores pela Ferroviária. A ela cabe a gestão da modalidade. Um reforço importante para a equipe que acaba de conquistar a inédita classificação para a Série A1 do Campeonato Brasileiro, as vingadoras disputará o título brasileiro da A2 na próxima terça. Elas ainda nos darão muitas alegrias;
Retorno da torcida aos estádios
Obtivemos importante liminar no STJD, autorizando a presença de público em jogos válidos pelas competições nacionais. Falta muito pouco para que os encontros entre torcida e time sejam frequentes, o que vai ser um importante reforço técnico nos campeonatos que disputamos e também no caixa;
FIFA
Aqui, uma notícia que muito nos conforta: já pagamos mais de 90% das dívidas ajuizadas na FIFA (cerca de 80 milhões de reais), referentes a contratações realizadas no passado;
Acordo histórico
Fizemos um importante acerto da dívida com a família do Ricardo Guimarães, ela nos concedeu um importante desconto, parcelamos parte em pagamentos mensais e a maior parte será paga com patrocínio master em nossa camisa;
Auditoria
Para dar absoluta transparência e credibilidade às nossas informações financeiras e consoante nossa Proposta de Gestão, contratamos a BDO Auditoria (uma das “Big Fives”), auditoria de renome internacional, para auditar nossas demonstrações financeiras de 2021;
Compliance
Foi criada área específica de compliance, para dar conformidade e segurança às práticas desenvolvidas. Como consequência, muito em breve estaremos lançando o nosso Código de Ética e Conduta, batizado de ÉTICO, uma derivação do nome Atlético;
Benefício Financeiro
Conseguimos reduzir em cerca de 50% os valores devidos entre passivos trabalhistas e dívidas na CNRD; e em 30%, os passivos FIFA;
Manto da Massa 113
Lançamos o novo manto e auferimos novo recorde: 120 mil camisas vendidas em apenas 7 dias, gerando receita de cerca de 25 milhões de reais;
Inovação
No campo da novidades, várias foram as iniciativas para ampliar e diversificar nossas fontes de receita. Lançamos e comercializamos diversos ativos digitais, entre eles cards de jogadores, NFTs e Fan Tokens. Juntos, renderam, até o momento, receita de 4,7 milhões de reais;
Galo na Veia
Já temos 74 mil sócios, sendo 13 mil da nova categoria criada: GNV Forte e Vingador. O Galo é o clube do Brasil que mais cresce em número de sócios-torcedores. Por essa e outras razões, criamos o slogan: “A torcida mais engajada do Brasil!”;
Galo Ad
Lançamos, de forma inédita no futebol brasileiro, uma plataforma própria de anúncios digitais, a Galo Ads. Em alguma medida, ela vai concorrer com o Google Ads e com o Facebook Ads, e vai trazer novas fontes de receita para o Clube. A iniciativa vai permitir que eventuais anunciantes de pequeno e médio portes, que queriam associar sua marca à de um time vencedor (como o Galo), consigam fazê-lo dentro de seus limites orçamentários;