
FOTO: DIVULGAÇÃO / GALO TV
Na noite da última sexta-feira (30), aconteceu na Sede do Atlético, localizada no bairro de Lourdes, uma reunião entre os conselheiros para falar sobre a nova proposta para a transformação do clube em SAF. A ideia é que a votação para transformação da Associação em Sociedade Anônima do Futebol aconteça ainda este mês.
Na apresentação feita aos conselheiros, foi mostrada que o “valuation” (termo em inglês para apresentar a avaliação de uma empresa) da SAF do Atlético é de R$2,1 Bi. A ideia é de que a Associação permaneça com 25%, vendendo os 75% para uma holding que será criada. Na negociação será incluído a Arena MRV (com a sua dívida) e a Cidade do Galo.
Vale ressaltar que pela Lei da SAF, a Associação precisa permanecer com no mínimo 10%.
Veja o que falaram o presidente do Galo, Sérgio Coelho, o CEO do clube, Bruno Muzzi, além de Rubens Menin, em entrevista a GaloTV após a reunião:
Sérgio Coelho
O Atlético, clube, ficará com 25%. Os outros 75% serão comprados por alguns investidores, na sua maioria, atleticanos. Outro ponto muito importante é que a dívida do clube, será transferida para a SAF. Então o clube não ficará com nenhuma dívida. Este é um ponto muito diferente do que está sendo praticado pelos outros clubes. Esses pontos são importantes para que a SAF nossa seja bem diferente das demais.
Bruno Muzzi
O modelo da SAF vai ficar muito organizado no ponto de vista orçamentário e do ponto de vista de decisões. Então a gente sempre vai tomar decisões baseadas no orçamento do clube. Isso é muito importante para que possamos manter o time sempre competitivo, mas sem nunca exceder aqueles limites que foram estabelecidos. A sustentabilidade veio dessa combinação com governança.
Nós teremos uma holding controladora com 75% e uma associação com 25%. A gente está nas construções finais desse acordo de acionistas, que é como vai regular as relações entre a Associação e Galo Holding. O modelo novo é esse, o Galo na mão dos atleticanos.
Rubens Menin
A gente não pode vender a alma. Quanto vale a alma? A alma não tem preço! Não tem sentido fazer isso e deixar o Atlético na mão. O objetivo sempre foi o Atlético, então preservar a alma atleticana é o princípio de tudo.
Mais atleticanos na SAF?
Já tem alguns, mas nós queremos mais! Quanto mais se juntarem ao bolo, mais perene fica a coisa.
Satisfação com o modelo:
Na hora que isso finalizar, eu ficarei muito satisfeito. Será um planejamento de longo prazo que deu muito certo. Então será “nota 10”!