
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Uma das grandes virtudes atleticanas em 2021 e que vem mostrando ser ainda mais forte na temporada 2022, é o sistema defensivo alvinegro. Time que sofreu menos gols no último Campeonato Brasileiro, 34 (média de 0,89 por jogo), ainda não foi vazado nas duas primeiras rodadas da competição deste ano.
E os bons números do setor não param por aí. Melhor defesa do Campeonato Mineiro (2022), sofrendo apenas 6 gols em 14 jogos, média de 0,42 por jogo, atuando por muitas vezes, com times alternativos. Se somarmos Copa do Brasil e Libertadores, foram 3 jogos e em apenas uma oportunidade o time levou gol.
Como sempre é falado por treinadores e jogadores, uma boa defesa não se dá apenas por zagueiros, laterais e goleiro. Até por isso, o time atleticano tem apresentado um sistema bastante organizado, compacto, desde os tempos de Cuca. Porém, um grande problema poderá surgir no “coração” deste sistema, a partir do final desta temporada.
Réver
Um dos jogadores mais vencedores da história atleticana, Réver pode estar caminhando para os últimos meses de carreira. O zagueiro ainda não confirmou se irá estender seu vínculo com o clube por mais um ano, ou se irá se aposentar ao final de 2022.
Godín
Contratado para ser o “xerife” atleticano, Godín ainda não conseguiu se firmar no time titular. Também com contrato até dezembro de 2022, o uruguaio precisará apresentar um futebol melhor do que o que vem mostrando para ter seu vínculo prorrogado pela direção.
Alonso
O grande nome do setor, Junior Alonso já tem seu nome marcado pelo torcedor. Titular absoluto, o paraguaio foi eleito um dos principais da posição pela crítica em 2021. O problema? Seu contrato de empréstimo se encerra em dezembro, quando ele irá retornar ao Krasnodar da Rússia, time que o contratou em janeiro, por mais de R$45 milhões.
Rabello
Igor Rabello tem recebido poucas oportunidades nesta temporada. Com contrato apenas até dezembro, já tem recebido diversas sondagens para vestir uma nova camisa no futebol brasileiro (o São Paulo é o grande favorito). Porém, a direção atleticana nunca escondeu o desejo da renovação contratual do jogador, dizendo que Igor só não fica em Belo Horizonte, se ele não quiser. Cenas para o próximo capítulo.
Assim…
… o Atlético poderia finalizar o ano, apenas com Nathan Silva, titular da equipe e que já recebeu sondagens do mercado europeu.