FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO
O Atlético perdeu para o Bahia por 3 a 1 fora de casa nesta segunda-feira e o torcedor criticou o desempenho do goleiro Éverson, atual titular da posição. Os três gols foram cara a cara, chances claras de gol para o Bahia, porém ainda sim o goleiro foi bastante criticado. Isso tem acontecido com certa frequência, não importa se foi falha ou não, boa parte da torcida atleticana nas redes sociais tem cobrado muito a titularidade de Rafael. Nos números atuais do Sofascore, Rafael tem ampla vantagem no número de gols sofridos e uma boa vantagem em defesas difíceis e bolas defendidas. Éverson leva a melhor em assistências, defesas e acerto no passe longo, confira abaixo o comparativo.
Everson 🆚 Rafael
🏆 Brasileirão 2020
Jogos: 8 – 8
Defesas: 22 – 17
Defesas difíceis: 5 – 7
Bolas defendidas: 65% – 77%
Assistências: 1 – 0
Acerto no passe longo: 50% – 27%
Clean sheets: 1 – 4
Gols sofridos de fora: 2 – 0
Gols sofridos: 12 – 5
Notas: 6.83 – 6.61 pic.twitter.com/4tNKyG7Z32— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 20, 2020
Na minha opinião debaixo das traves Rafael é melhor, mais seguro e passa mais confiança ao time. Para 99% dos treinadores eu diria que Rafael seria o titular, mas hoje estamos com “aquele 1%”. Sampaoli cobra uma boa saída de bola dos goleiros, qualidade para jogar com os pés e até por isso insistiu muito na contratação de Éverson, que chegou assumindo a titularidade após a expulsão de Rafael contra o Santos. A grande maioria dos gols sofridos por Éverson são falhas defensivas, como ontem em que o Bahia criou 5 chances claras e Éverson ainda conseguiu salvar em duas oportunidades.
Os principais problemas do time atleticano atualmente são: elenco, finalizações e sistema defensivo muito exposto. Ontem para o setor ofensivo Sampaoli tinha poucas opções e talvez por isso não substituiu antes de sofrer os gols e quando o time perdeu os jogadores selecionáveis o rendimento caiu muito. As finalizações erradas, o desperdício de oportunidades criadas tem sido um grande problema e que, inclusive, tem sido cobrado muito por Sampaoli nas coletivas. Ontem mesmo foram 20 finalizações durante a partida e apenas 4 em direção ao gol, muito volume de jogo, mas não aproveita as chances criadas. E, por fim, o sistema defensivo que tem sido muito exposto, nas últimas duas partidas fora de casa o Atlético sofreu 5 gols e muitos com a defesa completamente aberta. Sampaoli precisa ajustar esse grande problema, pois em vários momentos o ataque adversário chega com mais jogadores enfrentando um sistema defensivo exposto e lento.
Mas para não ficar em cima do muro, mesmo mostrando que goleiro está longe de ser um dos principais problemas do time atleticano nesse momento, eu ainda sim daria uma oportunidade para o Rafael na partida contra o Sport neste sábado. Mas sem resolver este grave problema do sistema defensivo, pode colocar até o Neuer que não vai adiantar nada. Muitos ajustes precisam ser feitos e agora que o time terá semanas cheias de trabalho, espero que tudo isso seja corrigido. Difícil mesmo é acreditar que Sampaoli dará uma oportunidade a Rafael, o torcedor tem criticado muito, mas eu não acredito que Sampaoli esteja insatisfeito com o goleiro, por isso, que o torcedor apoie mais o Éverson, pois muito provavelmente, ele não deixará o time titular.
Beto Guerra