
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
O Atlético fez no último domingo (13), a última partida do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com os 3 pontos conquistados, graças a vitória sobre o Bahia, por 1 x 0, o Galo chegou a metade da competição na 10ª colocação, com 27 pontos. Um certo alívio para que ficou 8 jogos sem vencer.
Após a partida o técnico Luiz Felipe Scolari falou com certo alívio sobre a melhora do Galo na tabela com as duas últimas vitórias:
“Nós, estatisticamente, por ordem estatística, estávamos lá em baixo, em 13º. Daquela forma, era ruim! Se foi ofensivo, eu não tive essa intenção. Mas não a nada de errado em a gente expor e ser sincero. Na verdade, ser sincero hoje, não existe mais.”
Com 27 pontos o Galo termina o turno do Brasileirão com 20 pontos a menos que o Botafogo, líder isolado. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Galo tem neste momento, 0,14% de chances de se sagrar campeão.
A diferença para o 4º colocado e para o 6º (5º e 6º colocados se classificam para a pré-Libertadores), são de 4 pontos. Por este motivo, a probabilidade para se classificar para a Copa Libertadores é muito maior; são 24,9%!
Já as chances para a Copa Sul-Americana, classificação que o Atlético garantiria se o campeonato se encerrasse hoje, são de 50,9%.
Para finalizar, a equipe mineira ainda possui 2,6% de chances de ser rebaixada, estando neste momento com 9 pontos a mais do que o Santos, primeira equipe do Z4.
As probabilidades mudam a cada rodada. E nos 2 próximos jogos o Atlético enfrentará 2 times que estão na zona de rebaixamento do Brasileiro; Vasco (20ª rodada) fora de casa e o Santos (21ª rodada) em Belo Horizonte. Chance para a sequência de vitórias continuar.