Foto: Mark Thompson/Getty Images
Interlagos realmente não decepciona. Adotando a nomenclatura de GP de São Paulo para 2021, o autódromo paulista foi palco de uma das maiores atuações da carreira de Lewis Hamilton. Em uma pista que, na teoria, tinha a Red Bull como favorita à vitória, tudo parecia estar complicado para a Mercedes quando o time alemão anunciou a troca do motor a combustão de Hamilton ainda na sexta feira, o que lhe renderia uma punição de 5 posições no grid de domingo.
O cenário ficou ainda pior quando a FIA detectou uma irregularidade na asa traseira do heptacampeão mundial, o que lhe causou mais uma penalidade. Dessa vez, precisou largar de 20º na corrida Sprint que aconteceu no sábado e seria definitiva para a formação do grid da corrida principal. No sábado, o desempenho de Hamilton já foi notório: em apenas 24 voltas o britânico ultrapassou 15 carros e terminou em 5º. Com a punição, partiria de 10º no domingo. Verstappen, líder do campeonato, saiu de segundo.
Mas a Mercedes mostrou um ritmo muito superior em relação a todas as equipes. Tanto que no giro 5 Lewis já era o terceiro colocado. Uma manobra de Yuki Tsunoda foi decisiva para manter viva as chances de Hamilton vencer no Brasil. Na quarta volta, o piloto Japonês bateu em Lance Stroll ao tentar ultrapassá-lo no ‘S do Senna’. O incidente deixou detritos na pista e forçou a entrada do Safety Car. Isso, consequentemente, deixou as Red Bulls de Max Verstappen e Sergio Pérez mais próximas de Hamilton.
No 18º giro, Lewis e Pérez tiveram uma bela disputa de posição, mas o ritmo do piloto da Mercedes era superior e ele levou a melhor. A partir dai começou a a caçada ao rival postulante ao título: Verstappen.
O GP de São Paulo se decidiu após a segunda parada nos boxes. Max realizou a sua última troca dos compostos na volta 42, enquanto Hamilton foi para os pits na volta 44. Essa pareceu uma estratégia errada por parte da Mercedes, afinal, antes de parar nos boxes a distância entre os dois pilotos era de 1.5s, após a troca a vantagem de Verstappen subiu para 3s.
Contudo, o conjunto Hamilton e W12 eram tão fortes que essa diferença sumiu em poucas voltas. No 48º giro, o heptacampeão fez a sua primeira manobra ofensiva em cima do rival que defendeu de forma dura, mas limpa, e acabou levando os dois pilotos para fora da pista. O inglês só conseguiu assumir a primeira colocação na volta 59, quando ultrapassou o rival holandês na reta oposta na volta 59.
A race winning move ✅
A momentum-swinging move? 🤔@LewisHamilton passes @Max33Verstappen on his way to a win in Brazil that keeps his title hopes very much alive 🚀#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/4CbdWlOGsS
— Formula 1 (@F1) November 14, 2021
A partir daí, Hamilton abriu vantagem, assegurou a vitória no GP de São Paulo e reduziu a desvantagem no campeonato para 13 pontos.
VICTORY LAP 🏆#BrazilGP 🇧🇷 #F1 @LewisHamilton pic.twitter.com/h2OCu653Ks
— Formula 1 (@F1) November 14, 2021
Com isso, Hamilton se mantém vivo na briga do campeonato que ainda restam 3 corridas. A Fórmula 1 retoma as suas atividades no próximo domingo (21) no inédito GP do Catar.