Logo mais, no horário esdrúxulo de 11h teremos o maior clássico do nosso estado, talvez um dos maiores do Brasil. Uma pena que todos que amam esse jogão, que sofrem, que vibram, que são enlouquecidamente apaixonados por esse duelo, dos que irão ao campo aos que assistirão de casa – e até mesmo os que não estão nem aí para o clássico – todo MINEIRO, vai estar enlameado, imundo, com o coração doído e de luto.
Mais uma vez, a mineradora Vale, inundou as nossas almas, as nossas vidas com sua lama podre, com seus dejetos de corrupção, propinas, irresponsabilidades, impunidades e lotada por nenhum amor à vida humana. Agora, a vítima da ganância dessa empresa que está se tornando especialista em tirar vidas humanas e destruir cidades e famílias foi a nossa querida Brumadinho.
Pelo jeito a Vale não ficou satisfeita com a tragédia ocorrida em Mariana, e sou capaz de apostar, não temeu uma punição justa e exemplar de nossa justiça, afinal, o dinheiro por aqui compra tudo. Até mesmo vidas.
A terra do Inhotim, da cachoeira das Ostras, da igreja Matriz de Brumadinho e de Nossa Senhora da Piedade, das ruínas do Forte e terra de uma população amável, hospitaleira, trabalhadora, terra de um povo que representa bem o que é ser Mineiro, com m maiúsculo, do garimpo, da mina.
Esse povo não merecia a imundice da Vale. Não esse povo trabalhador, inclusive vários funcionários de vocês, não mereciam serem literalmente soterrados pela sujeira de vocês. Todos nós estamos enterrados debaixo de toneladas de acordos obscuros, dinheiro sujo, trapaças feitas por vocês, Vale, e essa corja de políticos que estão com as mãos cheias de sangue de gente inocente, gente trabalhadora, gente de bem.
Mais uma vez vocês nos sujaram com sua lama imunda e novamente vamos nos limpar, tirar de nosso corpo e de nossa alma a sua podridão, vamos nos recuperar, vamos nos ajudar, vamos sobreviver.
Aprenderemos a conviver com as cicatrizes que certamente vão ficar, por que não é fácil perder aqueles que amamos e nada, absolutamente nada, que vocês prometerem ou fizerem agora, vai curar a nossa tristeza ou nossa dor. O estrago já está feito.
Que agora o judiciário cumpra o seu papel e puna TODOS os envolvidos nesse despejo de mar de lama em todos nós.
Ou vamos ter que ver mais outra cidade ser devastada pela imundice da Vale? Nada vale isso. Nada, Vale.
Ah… só lembrando que amanhã tem alguma coisa, digna de nota de rodapé, no Mineirão.