Cruzeiro venceu Atlético no primeiro clássico do Mineirão há exatos 58 anos, em partida que não terminou

Compartilhe

O cruzeirense ainda está em festa pela vitória no primeiro clássico na Arena MRV, estádio do Atlético, e tem mais um motivo para se orgulhar de outro feito do Cruzeiro sobre o maior rival. Há exatos 58 anos a Raposa venceu o Galo no primeiro confronto entre eles no Mineirão.

Assim como aconteceu no domingo passado, o triunfo em 1965 também foi por 1 a 0. No entanto, naquela vez o time celeste não precisou de um gol contra para ganhar o clássico. O gol do triunfo foi de Tostão, ainda na etapa inicial.

A partida disputada em 24 de outubro de 1965 foi válida pelo Campeonato Mineiro e não terminou. Os jogadores do Atlético não aceitaram a marcação de um pênalti de Décio Teixeira sobre Wilson Almeida, no segundo tempo. Inclusive, alguns atleticanos agrediram o árbitro Juan de la Passion Artez e houve até confronto com a Polícia Militar.

De acordo com os relatos da época, a falta do atleticano foi muito clara. Mesmo assim teve muita confusão. Depois de toda a situação contornada, o juiz argentino expulsou nove jogadores atleticanos. O Galo ainda teve o técnico Marão e o diretor Marcelo Guzela expulsos.

Camisa branca mais uma vez

O primeiro clássico do Mineirão aconteceu 56 dias depois da inauguração do estádio, que foi em 5 de setembro de 1965. O público para o primeiro Cruzeiro x Atlético do Gigante da Pampulha foi de 47.530 torcedores.

Também disputado num domingo à tarde, o clássico teve o Cruzeiro de camisa branca, assim como aconteceu na Arena MRV. A diferença é que a Raposa usou meias brancas, ao invés de azuis, enquanto o Atlético foi de meias pretas e com a tradicional camisa listrada em preto e branco.

Compartilhe