Diretoria do Atlético quer clássico com torcida única e tem respaldo de Ronaldo

Compartilhe

Foto: Pedro Souza / Atlético

Neste final de semana as equipes entram em campo para os jogos pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. No sábado do Cruzeiro recebe o Athletic, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, já que está impossibilitado de jogar em Belo Horizonte. Já no domingo é a vez de o Atlético receber o Democrata, de Governador Valadares, na Arena MRV. Mas as cabeças de cruzeirenses e atleticanos já estão no final de semana seguinte, quando acontecerá o clássico Atlético x Cruzeiro, pela 3ª rodada do Estadual. E, no que depender da vontade dos dirigentes, o confronto do próximo dia 3 será com torcida única, no caso, somente com atleticanos, já que o Galo é o mandante.

A diretoria do Atlético ainda não se posicionou oficialmente sobre o clássico do sábado que vem ser apenas com uma torcida. E assim que o fizer, a direção alvinegra tem um importante apoio: Ronaldo.

O proprietário do Cruzeiro já manifestou o desejo de seguir o caminho de São Paulo e ter clássicos em Minas somente com a torcida do clube mandante.

“Nestes jogos de grande porte, sou extremamente contra o estatuto do torcedor, que garante 10% (para a torcida visitante). A logística para deslocar torcedores é muito difícil. Você complica o trabalho da PM. Não sei se juridicamente pode, mas vou sugerir para os jogos do Brasileiro ter jogo de torcida única. Não gostaria de ver nenhum incidente grave. Já vimos ano passado e não quero ver novamente”, comentou o gestor cruzeirense após o empate com o Atlético, pelo Mineiro, em fevereiro de 2023.

Entenda o caso

Desde o ano passado já era desejo da diretoria alvinegra não receber torcedores do Cruzeiro na Arena MRV. Porém, no Campeonato Brasileiro de 2023 o Galo seguiu o que determina o Estatuto do Torcedor e vendeu ingressos para a torcida rival. O primeiro clássico no novo estádio do Atlético, vencido pelo time estrelado, também ficou marcado pelo péssimo tratamento dado pelo clube mandante aos torcedores rivais.

E esse duelo só teve a presença de cruzeirenses por causa da reciprocidade. No confronto válido pelo 1º turno, disputado em Uberlândia e com manda do Cruzeiro, os atleticanos tiveram direito a cerca de 15% dos bilhetes. Motivo pelo qual a diretoria do Cruzeiro solicitou ter 15% das entradas para o duelo no estádio alvinegro. No entanto, como determina o Estatuto do Torcedor, a Raposa ficou com pouco menos do que 10% dos ingressos, por questões de segurança.

Ainda sobre o primeiro clássico realizado na arena alvinegra, tem uma conta de R$ 150 mil a ser paga. O Atlético cobra e o Cruzeiro diz não ter responsabilidade…

Para o primeiro encontro de 2024, o Atlético já trabalha nos bastidores para que o clássico seja apenas com torcedores do clube. O Cruzeiro, num primeiro momento, não se mostrou contra, desde que a torcida ´punica se torne o protocolo de todos os clássicos disputados daqui para frente e tenha garantias de que realmente irá acontecer.

Porém, uma definição sobre o assunto vai acontecer somente na próxima semana, quando vai ser realizada a reunião na sede da FMF (Federação Mineira de Futebol) para definir os assuntos relacionados ao principal duelo do futebol de Minas Gerais.

Compartilhe