Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

1225 dias depois: Cruzeiro retorna à Série A com objetivo de permanência “sem sustos”

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO

Chegou o dia que o torcedor cruzeirense tanto esperava: o retorno do Cruzeiro à elite do futebol brasileiro. Desde a queda para a Série B, sacramentada no dia 8 de dezembro de 2019, após a derrota em casa contra o Palmeiras por 2 a 0, foram longos 1225 dias longe do principal campeonato nacional.

Tetracampeão brasileiro, o Cruzeiro viveu uma das mais turbulentas crises institucionais que o esporte brasileiro já viu: renúncia de uma gestão marcada por escândalos de suspeita de favorecimento a terceiros e possivelmente corrupção, troca de comando marcado por grave crise nos bastidores políticos, ingerência e falta de compromisso com trabalhadores e uma explosão do seu endividamento, que levou o clube a uma situação de insolvência e quase falência.

No meio do caos, o surgimento de um novo modelo de futebol, a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) deu ao cruzeirense alguma esperança, ao menos fora do campo. Com a aquisição de 90% das ações da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno e sua gestão conseguiram trazer paz ao ambiente interno da Toca da Raposa, organizou as finanças e colocou o clube, novamente, nos trilhos. Logo no primeiro ano, longe da instabilidade política, de conselheiros e mantendo o pagamento em dias, o clube subiu de divisão.

Foram três longos anos na Série B do Campeonato Brasileiro. Com equipes que não rendiam o esperado, várias trocas de técnicos – entre apostas e velhos conhecidos da torcida – e até uma greve encabeçada pelos jogadores por falta de pagamento. Tudo isso ficou para trás, agora, a Raposa terá um novo e o maior desafio da nova gestão, que é se manter na elite do futebol brasileiro “sem sustos”.

Para isso, várias mudanças foram feitas. Além das várias saídas do time que conquistou a Série B de 2022, 18 novos jogadores foram contratados. O comandante Paulo Pezzolano saiu para a chegada do português Pepa, que teve pouco mais de 15 dias para treinar e encaixar uma equipe que não fez um bom campeonato estadual e iniciou perdendo sua caminhada na Copa do Brasil.

O time ainda tem problemas e, com uma das folhas mais baixas da Série A, precisará se superar para atingir os objetivos estabelecidos pela diretoria, de não só permanecer no Brasileirão, mas também conquistar uma vaga em uma competição internacional. A diretoria de futebol do clube enxerga no atual elenco essa capacidade, alegando que o nível técnico subiu em relação ao ano passado, embora também admita que o grande número de troca de atletas afete o desempenho e atrase alguns processos.

A caminhada do Cruzeiro, de volta à Série A, começa hoje, às 16 horas, na Neo Quimica Arena, contra o Corinthians. Na última vez que se enfrentaram, pela 27ª rodada do Brasileirão de 2019, a Raposa venceu por 2 a 1.

Cruzeiro convoca torcida e relembra o passado

Para convocar a torcida nesta Série A, o Cruzeiro divulgou um vídeo relembrando o passado de vitórias do clube no Campeonato Brasileiro e também os anos difíceis que passou na Série B. Confira: