
O último ano foi vitorioso para a base mineira. Os títulos da Copa do Brasil Sub-20 e do Campeonato Brasileiro Sub-20 ficaram com Atlético e Cruzeiro, respectivamente. Entretanto, de lá para cá muita coisa mudou. Os clubes estão com novos dirigentes, técnicos e, claro, com o elenco renovado.
O Tem Base? será um espaço para a gente abordar o que está acontecendo na formação dos jogadores de futebol em Minas Gerais, principalmente em relação aos três clubes de Belo Horizonte. Aqui vamos falar sobre o desempenho técnico das equipes, contar um pouco das histórias dos personagens da base e revelar fatos dos bastidores.
Para você se atualizar, abaixo fizemos um resumão do que rolou nas categorias de base de América, Atlético e Cruzeiro.
O que rolou na base até agora este ano?
2018 começou com muitas mudanças nas categorias de base dos três clubes da capital. Com as alterações das diretorias, Atlético e Cruzeiro trocaram os dirigentes da base. Desde 2004 na direção da base alvinegra, André Figueiredo deixou o cargo e o ex-jogador Marques assumiu. Na Raposa, Antônio Assunção deu lugar a Guilherme Cruz na superintendência de futebol, o diretor Eduardo Freeland, bicampeão brasileiro, foi desligado e Quintiliano Lemos ocupou a posição. Wilmer Mendes, filho de Wilmer Santa Luzia, ex-presidente do Conselho Deliberativo do clube e um dos maiores aliados de Wagner Pires de Sá, é o gerente. O América criou a Diretoria de Futebol de Base e Paulo Bracks foi contratado para ficar à frente do departamento.
A chegada de novos dirigentes resultou em um troca troca nos comandos técnicos dos times. O treinador Emerson Ávila agora é coordenador do Sub-20 e o Cruzeiro buscou para ser o treinador do Júnior o Ricardo Resende, que foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 com o Atlético e iria dirigir o Sub-17 alvinegro este ano. A Raposa recorreu ao outro rival e trouxe o técnico Fred Pacheco, que estava no Sub-20 do América, para substituir Alexandre Lemos, demitido do Juvenil.
Além de Ricardo Resende, o Atlético perdeu o treinador do Sub-20, Caio Zanardi, que foi para o Desportivo Brasil, time que disputa a Série A3 do Campeonato Paulista. Anderson Valiñas (Canela), que estava no Sub-15, assumiu a equipe juniores. Leandro Zago, que comandava o Sub-20 da Ponte Preta, veio para o Juvenil. O comando do Sub-15 ficou com Sérgio Alves, que estava no Sub-17 no ano passado.
Para o lugar de Pacheco, o Coelho contratou um velho conhecido da torcida celeste. O treinador Paulo Ricardo, que tem passagem pelo Cruzeiro, estava na coordenação de base da Ponte Preta.
Os três clubes decepcionaram nas duas competições nacionais que aconteceram até agora. Na Copa São Paulo, em janeiro, o Atlético e o América chegaram apenas até a terceira fase. O Cruzeiro deu só um passo a mais que os rivais mineiros e foi eliminado pelo São Paulo nas oitavas de final. No último mês, os três deixaram a Copa do Brasil Sub-20 na primeira fase.
Agora está em andamento o Campeonato Mineiro Sub-20, Sub-17 e Sub-15. Já foram realizadas quatro rodadas no Juniores e o América está liderando a competição. No Juvenil e Infantil, o Atlético que está na ponta após três rodadas.