
Foi em setembro de 2018 que o Cruzeiro reformulou seu sócio-torcedor. O antigo “Sócio do Futebol” passou a ser “Sócio 5 Estrelas”. A mudança trouxe impacto imediato, uma vez que o time em campo vivia o auge da temporada, estava prestes a enfrentar jogos decisivos da Copa do Brasil e também na Libertadores. Um exemplo prático: torcedores do “Cruzeiro Sempre” perderam seus descontos anteriormente fixados em 50% passando para 30%.
Durante esse processo, muitos torcedores cativos acabaram reclamando da burocracia implementada e do uso intransferível do cartão. Outra polêmica, foi o “zeramento” dos pontos adquiridos ao longo dos anos. Os sócios precisavam de gastar todos os seus “CR$” (cruzeiros) até o final do ano – entretanto, os produtos disponibilizados para o resgate eram muitas vezes antigos e pouco usuais.
Ao mesmo tempo em que toda essa transição era feita, o Cruzeiro extinguiu três programas populares existentes antes da reformulação:
- O sócio “Cruzeiro Digital”, no qual o associado tinha acesso a diversos conteúdos exclusivos criados pelo clube. A ideia era trabalhar com o marketing digital que reconhecidamente é sucesso em diversos clubes do mundo. Apesar de ter extinguido oficialmente, não houve sequer o zelo de tirar a página do ar (o torcedor que quiser, pode entrar na página do sócio “Cruzeiro Digital” clicando aqui ou acessando sociocruzeirodigital.com.br) podendo comprovar que é impossível se tornar associado dessa categoria. O valor dessa modalidade era de R$6 mensais.
- Outra categoria popular que foi extinta, foi a categoria “Time do Povo”, que contava com cerca de 5 mil associados e garantia descontos e benefícios em compras em diversos estabelecimento. Tudo através de uma parceria firmada com a multinacional AMBEV. O valor dessa modalidade era de R$12 reais mensais e apuramos que gerava uma receita anual para clube de um valor acima dos R$1 milhão/ano.
- Também foi extinto o “sócio Papafilas”, outra modalidade popular, que visava o torcedor do interior ou de outros estados do Brasil, que gostariam de contribuir com o clube e que possibilitava a compra de um ingresso. Essa modalidade também permitia ao associado os benefícios firmados através da parceria “Por Um Futebol Melhor”. O valor da modalidade era de R$18 mensais.
Além de segmentar o seu sócio, indo na contramão das tendências mundiais de expandir sua marca, o Cruzeiro também acabou com o “Cruzeiro World”, modalidade voltada aos torcedores que moram fora do país e tinham o desejo de ajudar o clube – mesmo ficando evidente o envolvimento desses torcedores, vide redutos espalhados e reconhecidos pelo próprio clube (o de Toronto chegou a ser parabenizado nos últimos dias pela conquista do Toronto Raptors na NBA).
Além da reformulação, houve promessa de novas modalidades. Uma voltada especialmente para as PCDs (pessoas com deficiência) vem se tornando um imbróglio. Entre reuniões com seus representantes e promessas vindas do próprio Diretor de Marketing, Leandro Freitas, a modalidade exclusiva para esse torcedores até hoje não passou de palavras ao vento. Nós já denunciamos isso aqui uma vez (clique aqui e confira) e seguimos na luta pelo direito desses torcedores de se associarem ao Cruzeiro – e não à Minas Arena – e receberam todo apoio necessário.
A falta de foco do departamento de Marketing voltado ao torcedor é perceptivo através da falta de direcionamento do conteúdo. Em 2013, o aplicativo oficial do Cruzeiro na Apple Store chegou a ser o 1º mais baixado na categoria de esportes. Hoje, além do aplicativo do Sócio, o clube oferece outros aplicativos como o Digi+ (uma parceria com o patrocinador master) e o Golz (recém lançado e que levanta questionamentos sobre sua real função e os nomes envolvidos na parceria) que divide com os canais oficiais conteúdos e confunde o torcedor. Procuramos um especialista em marketing com conhecimento especializado no modelo de sócio-torcedor, que preferiu não ser identificado por questões de mercado, que nos apontou a falha: “o torcedor pede foco, engajamento e não otimiza. Criam-se serviços e produtos basicamente iguais e complementares que no final acabam sendo concorrentes. Perde público, alcance e até fidelização.”
Na época da transição, o clube informava que havia 54 mil torcedores associados, embora a descrição de adimplentes e inadimplentes não tenha sido clara. Vale ressaltar que no auge do programa, o sócio-torcedor do Cruzeiro chegou ao número de 70 mil, inclusive homenageando na ocasião o volante e ídolo eterno Wilson Piazza (você pode conferir a matéria do Superesportes à época clicando aqui).
Nossa reportagem entrou em contato com o Diretor de Marketing, Leandro Freitas, solicitando que se possível o mesmo responda nossos questionamentos a respeito da atual situação do sócio. O mesmo pediu que fosse procurada a assessoria do clube solicitando tais informações – que até o momento não foram respondidas.
Confira os questionamentos enviados:
1) Atualmente, qual o número total de sócios-torcedores do Cruzeiro? Quantos adimplentes e inadimplentes são considerados?
2) Qual a expectativa e a média de arrecadação do “Sócio 5 Estrelas” desde que foi reformulado e implementado?
3) Hoje, quais são as principais ações feitas para pessoas se associarem?
4) A modalidade de sócio para torcedores que moram fora do Brasil foi extinta? Como ela funciona?
5) Muitos torcedores reclamaram de terem seus Cr$ (Cruzeiros) zerados após a virada do ano. Como vocês estão resolvendo essas pendências?
Polêmicas:
Antigo ex-presidente da torcida organizada “Geral Celeste”, Leandro Freitas assumiu o cargo de Diretor de Marketing após a saída de Bernardo Pontes – um dos nomes técnicos mais badalados na época. Recentemente houve envolvimento do Diretor em uma briga envolvendo seguranças da Minas Arena – o vídeo do mesmo sendo encaminhado para a delegacia do estadio chegou a viralizar em grupos do whatsapp.
Antes mesmo de se alinhar com a atual diretoria, Leandro já tinha se envolvido em polêmicas com torcedores a respeito do sócio também. Na ocasião, em uma discussão no twitter, Leandro chamou de “troxa” (sic) os torcedores que eram sócios do clube (confira o print ao lado).