Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

A torcida banca: Cruzeiro ultrapassa os R$13 milhões em renda líquida na Série B

Compartilhe

FOTO: THOMÁS SANTOS / STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

A boa fase em campo reflete a boa fase nas arquibancadas. E a boa fase nas arquibancadas representa um alívio financeiro grande para o caixa do clube. Com a torcida do Cruzeiro lotando o Mineirão e apoiando o time na briga pelo acesso à Série A e também ao título da competição, o clube já totaliza mais de R$13 milhões de arrecadação líquida com os jogos da Série B, além de um crescimento robusto de associados no Sócio 5 Estrelas.

O time atuou como mandante em três em estádios diferentes durante a competição – Mineirão, Independência e Mané Garrincha – mas em todos fez valer a força da sua torcida, com grande número de torcedores presentes e com arrecadações que representam dinheiro entrando no fluxo de caixa do clube, num momento mais do que necessário para a sua reestruturação.

Entre as 10 maiores rendas da Série B, em termos de faturamento bruto, o Cruzeiro aparece em cinco oportunidades, todas com mais de R$1,5 milhão e chegando a quase R$2,5 milhões no jogo contra o Criciúma, pela 28ª rodada da Série B. O jogo contra os catarinenses também marcou o maior público da torcida celeste na competição até o momento: 58.702 torcedores estiveram no Mineirão.

Mais recente, o duelo contra o Operário não bateu recordes, mas a divulgação do boletim financeiro mostrou como a torcida tem sido uma das fontes mais importantes para manter a estabilidade financeira do clube. Os 52.751 pagantes representaram uma renda líquida de R$1.153.496,04, fazendo o clube somar mais de R$13 milhões só em lucro líquido com as partidas em que é mandante.

Vale ressaltar que o clube conta, atualmente, com mais de 67 mil sócios torcedores das mais diversas categorias. O que, de acordo com a expectativa inicial da diretoria do Cruzeiro, possa gerar algo próximo dos 30 milhões de reais ao ano. Valor suficiente para cobrir as despesas do time de futebol masculino, como salários, direitos de imagem e outros vencimentos – desconsiderado passivos e dívidas atrasadas.

Os números impressionam ao ponto de torcedores ficarem atentos e se interessarem por esses tipos de dados. É o caso do Luiz Fernando Lécio, Analista de Mídia e Marketing, torcedor do Cruzeiro, que criou uma planilha interativa com dados de público e renda dos jogos do Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro. Além de mostrar as médias e categorizar os jogos, a tabela também mostra informações como o ticket médio e a diferença entre as despesas operacionais x lucro líquido dos estádios. Para conferir a planilha em detalhes, clique aqui.

Em entrevista exclusiva e recente ao portal Deus me Dibre, o CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, falou sobre a importância da torcida ter abraçado esse projeto e confiado no clube. Citou a importância do programa de sócio torcedor como as expectativas foram superadas, além de ressaltar que já trabalha na melhoria do que vem sendo apresentado.

“A gente sabia do potencial. A gente não esperava que fosse tão rápido e que tivesse uma conexão tão forte, que permitisse também que as pessoas acreditassem no projeto, no trabalho, no que está sendo feito. Foi uma grata surpresa na verdade. A gente tinha um planejamento inicial de 50 mil sócios no final do ano, então superou em muito as expectativas. Mas tem potencial pra chegar em 100 mil, é uma questão também e eu tenho falado sobre isso, a gente tem trabalhado duro pra melhorar o programa de sócio torcedor. A gente quer entregar mais no programa. A sabe que tem falhas no processo e no que a gente está oferecendo, mas peço paciência pra ajustar ao longo do tempo. Foi uma grata surpresa, mas a gente já sabia do potencial e podemos chegar a ter mais.”